MediaTek anuncia SoC Dimensity 9000+; melhoria de até 10% em gráficos

Novo chip rivalizará com Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1

MediaTek anuncia SoC Dimensity 9000+; melhoria de até 10% em gráficos
Créditos: Divulgação/MediaTek

MediaTek, fabricante taiwanesa de processadores mobile, anunciou o lançamento do seu novo system on a chip Dimensity 9000+. O novo chip será concorrente do Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1, sendo que ambos atualização dos SoCs topo de linha das duas fabricantes. A MediaTek afirma que a GPU teve um aumento de 10% no seu desempenho. 

20/06/2022 às 15:00
Notícia

OFICIAL: POCO X4 GT terá SoC Dimensity 8100 e tela de 144Hz

Smartphone será revelado em um evento nesta quinta-feira (23)

Dimensity 9000+: o upgrade de um ótimo chip

Não é um surpresa o lançamento deste novo SoC, afinal a MediaTek precisava responder a sua rival americana. Porém é importante salientar que o Dimensity 9000 já era superior ao Snapdragon 8 Gen 1. O novo 9000+ tem a "pressão" de dar sequência ao bom desempenho do seu antecessor e bater de frente com o 8+ Gen 1. Para isso, ele conta com o processo de fabricação de 4 nm da TSMC, oito núcleos de CPU com frequências superiores ao 9000 "básico": um núcleo de alto desempenho Cortex-X2 de 3,2 GHz, três núcleos intermediários Cortex A710 com 2,85 GHz e quatro cores de eficiência Cortex A510 de 1,8 GHz. A MediaTek diz que a CPU ganhou 5% de desempenho.

Dimensity 9000+ tem suporte para memória RAM do tipo LPDDR5X, armazenamento com tecnologia UFS 3.1 e pode ser equipado com câmeras de até 320 MP de resolução, além de gravar vídeos com resolução 4K, a 60 fps e HDR10+. Devido ao processo de fabricação, o novo SoC da MediaTek também deve apresentar um melhor consumo de energia. Na parte de inteligência artificial, a fabricante divulgou que a APU 590 está 4 vezes mais eficiente no consumo energético.

GPU melhorada e o 5G de lei

Já na parte da GPU, O chip Mali G710 MC10 entrega resolução Full HD+ com taxa de atualização de 180 Hz e Quad HD+ com 144 Hz. A MediaTek afirma que o desempenho gráfico aumentou 10% no Dimensity 9000+

E claro, o novo Dimensity tem suporte para 5G. Algo que em breve será padrão até mesmo nos chips mais básicos e já obrigatoriedade em um SoC topo de linha. A conexão Wi-Fi é do tipo 6E e há Bluetooth 5.3 e tecnologia NFC.

Os primeiros smartphones com o Dimensity 9000+ chegaram ao mercado no próximo trimestre. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.