Cerca de 3 bilhões de pessoas - 38% da população mundial - não têm acesso à internet

Os dados foram obtidos entre 2019 e 2021, e também apontam algumas peculiaridades no cenário global

Cerca de 3 bilhões de pessoas - 38% da população mundial - não têm acesso à internet
Créditos: gizmodo.com.au

Por meio de um estudo disponibilizado pelo China International Development Knowledge Center, chamado “Global Development Report” (Relatório de desenvolvimento global, em uma tradução livre), aponta que, até o fim de 2021, aproximadamente 38% da população mundial, cerca de 2,9 bilhões de indivíduos, não possuía acesso à internet. Entre os principais fatores que dificultam a inserção dessas pessoas ao mundo digital, temos três tópicos importantes: falta de condições financeiras para adquirir os aparelhos necessários, preços inacessíveis dos serviços de internet em algumas regiões e países e, por último, mas não menos relevante: dificuldades de determinados grupos ao manusearem dispositivos digitais.

O relatório também indica que, em 2020, 75,6% dos usuários com acesso à internet residiam em áreas urbanas, praticamente o dobro dos com acesso em áreas rurais (38,8%). Ainda nesse ano, o trafego de internet era por volta de 15,9 vezes superior ao encontrado há 10 anos.

(Créditos: smartonesolutions.com.hk)

Entre 2019 e 2020, a escala da economia global digital continuou a expandir. Durante a pandemia, o papel da tecnologia na produção e em serviços se tornou ainda mais proeminente, e a taxa de crescimento nos países em desenvolvimento alcançou 3,08%; nos países desenvolvidos, o crescimento foi de 2,99%. Com o aprimoramento de robôs e das linhas de produção automatizadas, eventualmente substituirão muitos trabalhadores que exercem atividades repetitivas e/ou mecânicas — contribuindo para a diminuição massiva de trabalhos manuais pesados.

Estima-se que, até 2025, 85 milhões de vagas no mundo inteiro serão tomadas por máquinas e/ou tecnologias avançadas. Com o advento das modalidades de Ensino a Distância (EAD), ou mesmo das vagas de trabalho Home Office, cada vez mais é ressaltada a importância de saber manusear os dispositivos tecnológicos e a possibilidade de ter acesso às ferramentas adequadas.

E você? Qual é a sua opinião sobre este assunto? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: gizchina.com Fonte: gizmodo.com.au
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.