Microsoft, Meta e outras companhias criam grupo para definir padrões no metaverso

Grandes nomes do segmento, como NVIDIA e Qualcomm, farão parte do evento que acontecerá em julho

Microsoft, Meta e outras companhias criam grupo para definir padrões no metaverso
Créditos: cnet.com

Foi anunciado na última terça-feira, 21 de junho, que grandes nomes farão parte do chamado The Metaverse Standards Forum, evento que acontecerá por meio do aplicativo Zoom, com o intuito de discutir regulamentações para o metaverso. O encontro será em julho, e contará com a presença da MicrosoftQualcomm, Sony Interactive Entertainment, e mais de 30 outras companhias, além do próprio grupo Meta, de Mark Zuckerberg. A apresentação será feita pelo Khronos Group, organização norte-americana, sem fins lucrativos, de consórcio industrial.

A proposta será abordar a necessidade de aumentar a cooperação focada na interoperabilidade dos padrões fundamentais para criar um espaço virtual aberto, que funciona com a união de conceitos de realidade aumentada (R.A) e realidade virtual (R.V). Este é um grupo estruturado por Organizações de Desenvolvimento de Padrões (em inglês, SDOs / Standards Development Organization) para software, tecnologias em nuvem, e mais.

Como a noção de metaverso é o resultado da união de várias tecnologias distintas para a viabilização de um ambiente virtual interativo, segundo os idealizadores deste projeto, será necessária a regulamentação, pois muitos padrões independentes dependem de interoperabilidade. Ou seja, a reunião discutirá medidas sobre a importância de acelerar o trabalho conjunto entre essas organizações. De acordo com as palavras dos responsáveis pelo grupo, “o metaverso funcionará melhor se for construído sobre uma base de padrões abertos”.

(Créditos: metaverse-standards.org)

Mesmo que o evento seja organizado por grandes nomes, referências dos seus respectivos segmentos, qualquer empresa poderá participar da reunião gratuitamente, desde que tenham alguma ligação com essas tecnologias. Apesar desta ser uma investida com grandes promessas para o futuro, no momento, como ainda é um conceito relativamente novo, estão testando novas ideias que possam ser eficientes para concretizar as ambições dos seus idealizadores.

21/06/2022 às 08:00
Notícia

Facebook e Instagram: como criar seu avatar 3D para usar nas ...

Você pode sincronizar seu avatar nas plataformas da Meta e usá-lo em figurinhas personalizadas

Qual é a sua opinião sobre esta abordagem? Compartilha do entusiasmo de algumas dessas grandes empresas, ou permanece cético? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: theverge.com, metaverse-standards.org Fonte: cnet.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.