Toyota vai reciclar baterias de carros elétricos em parceria com cofundador da Tesla

Empresas pretendem recondicionar a bateria da primeira geração de veículos elétricos

Toyota vai reciclar baterias de carros elétricos em parceria com cofundador da Tesla
Créditos: Divulgação Toyota

A Toyota é uma das montadoras tradicionais que mais investe na área de veículos elétricos e atualmente está trabalhando em uma nova linha de carros, incluindo seu primeiro modelo com bateria de longo alcance. Mas enquanto trabalha com seus novos veículos, a montadora também está preocupada com as baterias velhas de carros antigos, que serão recondicionadas por ela com a ajuda da Redwood Materials.

20/06/2022 às 17:15
Notícia

99 lança plataforma de aluguel de carros para motoristas de app

Plataforma conecta motoristas e donos de veículos que buscam alugar seus veículos

Fundada pelo cofundador da Tesla, JB Straubel, a Redwood trabalha reciclando baterias mais antigas para aproveitar o seu material. A empresa planeja usar esses materiais reaproveitados para produzir mais ânodos e cátodos, que são materiais principais para a fabricação de novas baterias.

O The Verge aponta que o foco da Toyota com a empresa de Straubel é criar uma “cadeia de suprimentos de circuito fechado para veículos elétricos”, que basicamente é reutilizar as baterias de veículos elétricos antigos em carros novos. Entretanto, o foco delas não é reaproveitar as baterias dos carros de última geração, isso porque elas ainda são muito novas e ainda funcionam bem.


Créditos: Divulgação Redwood Materials

Tanto a Redwood como a fabricante japonesa pretendem concentrar os seus esforços em reciclar as peças da primeira geração de carros elétricos a bateria, que já foi lançada há 20 anos e está chegando ao fim da sua vida útil. Os planos do cofundador da Tesla é abrir uma base de operações perto da recém anunciada fábrica de baterias da Toyota na Costa Leste dos Estados Unidos, o que facilitará a logística de operação delas.

O método e a tecnologia de reciclagem de baterias da empresa americana ainda não foi comprovado. Recentemente ela até lançou um programa com a Ford e Volvo para lidar com veículos elétricos que estão no final da sua vida útil, mas ela ainda não mostrou ter a capacidade de manter uma operação em larga escala.

20/06/2022 às 12:00
Notícia

Tesla Cybertruck e Semi aparecem andando em apresentação

Veículos estão com problemas de produção e ainda não possuem data de lançamento

Entretanto, como apontado pelo Bloomberg, devido ao custo extremamente alto de fabricação de baterias para veículos elétricos, não deverá faltar incentivo nos próximos anos para tornar o processo de reciclagem das baterias viável, e barato.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Redwood Materials, The Verge, Bloomberg
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.