Índice do Artigo

Android

Google usa música do rapper Drake para provocar a Apple

Empresa quer convencer a fabricante do iPhone a aderir ao RCS

21/06/2022 17:30 Update 21/06/2022 17:31 0
Google usa música do rapper Drake para provocar a Apple
Créditos: Arquivo Pessoal/Reprodução

O rapper Drake lançou na última sexta-feira (17) a música Texts Go Green e a Google aproveitou a oportunidade para alfinetar a Apple. A canção faz referência a ausência do protocolo RCS (Rich Communication Services) que deixa verde a bolha ao lado da mensagem quando uma mensagem do iMessage é enviada para um usuário que não utilize a ferramenta de mensagens da Apple, ou tenha sido bloqueado.

O perfil oficial do Android publicou no último sábado (18), um tweet com uma “explicação não-oficial” sobre o significado da letra da música. Entre usuários com sistemas operacionais diferentes, a ausência do RCS faz com que a troca de mensagens aconteça por SMS regular, utilizando os créditos do telefone e sem contar com recursos como envio de vídeos.

Para completar, a empresa também ‘jogou um verde’ para a Apple, sobre a importância de adotar o protocolo RCS, comentando que somente os engenheiros da Apple poderiam resolver o problema do Drake. “Se pelo menos uma equipe de engenheiros talentosos da Apple consertassem isso. Porque esse é um problema que apenas a Apple pode consertar. Na verdade eles só têm que aderir ao RCS”, comentou o perfil oficial do Android no Twitter.

O que é RCS

O protocolo RCS é considerado como uma evolução do sistema de SMS e foi lançado em 2007. O modelo é utilizado no Google Messenger e é muito parecido com o iMessage dos sistemas da Apple. O RCS, diferentemente do SMS, consome dados de internet para envio de mensagens ao invés de possuir tarifas próprias. Como o recurso não é utilizado pelas empresas de telefonia no Brasil, muito provavelmente você nem sabia que o SMS tradicional possui uma forma mais evoluída.

Qual o benefício para os usuários, e o Drake?

A explicação do perfil do Android foi chamada de “não-oficial” pois a letra da música de Drake aponta para alguém que foi bloqueado – ao invés de utilizar sistema operacional diferente. Porém, a adoção do protocolo RCS pela Apple permitiria que usuários Android e iOS possam conversar pelos smartphones mantendo todas as funções dos seus aplicativos próprios de mensagens.

A Google já pede a adoção do RCS para a Apple há algum tempo. Em janeiro de 2022, o engenheiro de software do Android, Hiroshi Lockheimer, criticou a Google e a acusou de atrasar o desenvolvimento indústria e prejudicar a experiência do usuário. “Nós não estamos pedindo para a Apple disponibilizar o iMessage no Android. Estamos pedindo que a Apple ofereça suporte ao padrão moderno de mensagens (RCS) no iMessage, da mesma forma que eles oferecem suporte aos padrões antigos de SMS“.

YouTube video

Via: The Verge, Android Police