Google usa música do rapper Drake para provocar a Apple

Empresa quer convencer a fabricante do iPhone a aderir ao RCS

Google usa música do rapper Drake para provocar a Apple
Créditos: Arquivo Pessoal/Reprodução

O rapper Drake lançou na última sexta-feira (17) a música Texts Go Green e a Google aproveitou a oportunidade para alfinetar a Apple. A canção faz referência a ausência do protocolo RCS (Rich Communication Services) que deixa verde a bolha ao lado da mensagem quando uma mensagem do iMessage é enviada para um usuário que não utilize a ferramenta de mensagens da Apple, ou tenha sido bloqueado.

O perfil oficial do Android publicou no último sábado (18), um tweet com uma "explicação não-oficial" sobre o significado da letra da música. Entre usuários com sistemas operacionais diferentes, a ausência do RCS faz com que a troca de mensagens aconteça por SMS regular, utilizando os créditos do telefone e sem contar com recursos como envio de vídeos.

Para completar, a empresa também 'jogou um verde' para a Apple, sobre a importância de adotar o protocolo RCS, comentando que somente os engenheiros da Apple poderiam resolver o problema do Drake. "Se pelo menos uma equipe de engenheiros talentosos da Apple consertassem isso. Porque esse é um problema que apenas a Apple pode consertar. Na verdade eles só têm que aderir ao RCS", comentou o perfil oficial do Android no Twitter.

O que é RCS

O protocolo RCS é considerado como uma evolução do sistema de SMS e foi lançado em 2007. O modelo é utilizado no Google Messenger e é muito parecido com o iMessage dos sistemas da Apple. O RCS, diferentemente do SMS, consome dados de internet para envio de mensagens ao invés de possuir tarifas próprias. Como o recurso não é utilizado pelas empresas de telefonia no Brasil, muito provavelmente você nem sabia que o SMS tradicional possui uma forma mais evoluída.

Qual o benefício para os usuários, e o Drake?

A explicação do perfil do Android foi chamada de "não-oficial" pois a letra da música de Drake aponta para alguém que foi bloqueado - ao invés de utilizar sistema operacional diferente. Porém, a adoção do protocolo RCS pela Apple permitiria que usuários Android e iOS possam conversar pelos smartphones mantendo todas as funções dos seus aplicativos próprios de mensagens.

A Google já pede a adoção do RCS para a Apple há algum tempo. Em janeiro de 2022, o engenheiro de software do Android, Hiroshi Lockheimer, criticou a Google e a acusou de atrasar o desenvolvimento indústria e prejudicar a experiência do usuário. "Nós não estamos pedindo para a Apple disponibilizar o iMessage no Android. Estamos pedindo que a Apple ofereça suporte ao padrão moderno de mensagens (RCS) no iMessage, da mesma forma que eles oferecem suporte aos padrões antigos de SMS".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge, Android Police
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.