Apple inicia etapa de design do seu óculos AR/RA para consumidores

Modelo chegará em 2024 e terá um preço mais acessível que o óculos profissional

Apple inicia etapa de design do seu óculos AR/RA para consumidores
Créditos: Divulgação/9 to 5 Mac

Apple está com seu futuro óculos de realidade aumentada na etapa de design, disse o analista Jeff Pu. Este modelo será o produto que a empresa venderá para o segmento pessoal, sendo um óculos RA (bem) mais barato que o óculos de realidade mista que a fabricante fará para a área profissional. A previsão de lançamento do óculos RA é para 2024. 

21/06/2022 às 14:15
Notícia

iPhone 15: fornecedora amplia produção de lentes para câmera ...

Lante Optics é cotada como uma das fornecedoras do hardware para a Apple

Apple AR terá fornecedores do iPhone

Pelo que foi divulgado por Jeff Pu, uma parte da produção do futuro Apple AR está bem encaminhada. O analista sugere que as amostras dos vidros e lentes do protótipo do óculos serão fornecidos pela Corning (fabricante da tecnologia Gorilla Glass) e Hoya. A Lante Optics, que firmou parceria com a Corning, deve tirar vantagem da situação e também proverá componentes para o protótipo. A empresa chinesa já está envolvida no fornecimento das lentes periscópicas do iPhone 15

Por falar em iPhone, a previsão é que o óculos AR da Apple substitua o smartphone da empresa em pelo menos 10 anos. A realidade aumentada é uma tecnologia diferente da realidade virtual. Enquanto a última necessita de um headset completo, criando um "mundo virtual" e deixando o usuário sem "contato" com o mundo exterior, a RA complementa a visão do usuário, colocando elementos virtuais através de um óculos compacto e de fácil usabilidade. Um dos primeiros projetos do tipo foi o Google Glass.

Já o óculos da Apple para uso profissional será do tipo realidade mista (MR), misturando os dois conceitos. Este deve chegar no início de 2023, enquanto a versão de realidade aumentada, para público consumidor, chegará em 2024.

Apple Glass/Apple MR apresentados para a diretoria da empresa

No dia 19 de maio foi publicado que os engenheiros do projeto de realidade virtual da Apple apresentaram o óculos VR para os diretores da empresa. A informação sobre a demonstração do Apple Glasses/Apple MR foi divulgada por Mark Gurman, jornalista da Bloomberg com experiência em assuntos relacionados à Apple. As fontes pediram para não serem identificadas pois a reunião era privada. A publicação tem forte probabilidade de ser real não apenas pela credibilidade de Gurman, mas porque está de acordo com diversos vazamentos e rumores das últimas semanas.

O site taiwanês DigiTime publicou em abril que a Apple pretende iniciar a produção em massa do seu óculos de realidade mista no segundo trimestre deste ano (também conhecido como "a partir do mês que vem"). Gurman também afirma que o produto será apresentado antes do inverno no hemisfério norte.

Possível patente do SO encontrado em vários países — até no Brasil

O registro de patente de marca no Instituo Nacional de Propriedade Industrial (INPI) foi encontrado pela equipe do Tecnoblog. O pedido para entrada da marca era 9 de junho, a mesma de outras patentes em outros países. 9 de junho foi o penúltimo dia da Worldwide Developers Conference 2022 (WWDC 2022), conferência da Apple para desenvolvedores e onde, segundo rumores, seria apresentado o "Apple Glass" — ainda não um consenso sobre o nome oficial do dispositivo. Na realidade, a empresa ficou quietinha sobre o assunto durante a WWDC 2022.

Continua após a publicidade

A empresa que entrou com todos os pedidos de patentes encontrados se chama Realityo Systems LLC. Parker Ortalani, do The Verge, foi atrás de informações sobre a empresa. Para manter o sigilo sobre seus produtos, as grandes fabricantes utilizam "empresas testa de ferro", "de fachada", para registrar novas marcas. Ortolani notou que, nos Estados Unidos, a Realityo Systems só possui pedido de propriedade da RealityOS. A data de entrada da marca no país foi de 8 de junho, um dia antes do registro brasileiro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.