Aplicativo NVIDIA MoMa usa IA para criar modelo 3D através de fotos

Tecnologia promete facilitar a vida de profissionais que precisam de modelos 3D

Aplicativo NVIDIA MoMa usa IA para criar modelo 3D através de fotos
Créditos: Divulgação NVIDIA

A NVIDIA em abril a tecnologia Instant NeRF que converte imagens 2D em uma cena 3D de forma rápida, agora a empresa também revelou a nova inteligência artificial 3D MoMa. Essa nova tecnologia da empresa é uma pipeline de renderização inversa capaz de reconstruir um objeto 3D utilizando uma série de fotos estáticas.

21/06/2022 às 15:45
Notícia

Esse é o smartphone Nothing phone (1), com LEDs e carregament...

Aparelho será revelado no dia 12 de julho e conta com 900 LEDs na traseira

Segundo o vice-presidente de pesquisa gráfica da NVIDIA, David Luebke, fazer o trabalho de converter imagens estáticas para modelos em três dimensões é “há muito tempo é um santo graal unificando visão computacional e computação gráfica”. Para fazer esse trabalho de conversão a novidade apresentada pela empresa “usa o maquinário da IA moderna e a potência computacional bruta das GPUs NVIDIA para produzir rapidamente objetos”, que poderão ser importados, editados e estendidos sem nenhum problema nas ferramentas existentes de edição.

Atualmente o processo de criação de objetos 3D é feito a mão ou com técnicas de fotogrametria, com ambas as formas demorando um tempo significativo. Agora com a NVIDIA 3D MoMa o tempo para gerar modelos em 3D podem ser feitos de forma mais rápida, compatível com diversas ferramentas existentes e utilizando apenas uma única GPU NVIDIA Tensor Core.

O DPreview aponta que a nova tecnologia da NVIDIA utiliza três componentes principais para fazer a reconstrução de um objeto, sendo eles um modelo de malha 3D, materiais e iluminação. A malha funciona como um esqueleto do modelo, os materiais são as texturas 2D que são adicionadas ao esqueleto e por último é criado o modelo de iluminação estimado, que poderá ser modificado posteriormente pelos usuários.

“Em qualquer mecanismo gráfico tradicional, os criadores podem facilmente trocar o material de uma forma gerada pelo NVIDIA 3D MoMa, como se vestissem a malha com roupas diferentes.”
- Afirmou a NVIDIA em sua nota oficial.

21/06/2022 às 14:30
Notícia

Google Chrome 103: todas as novidades da última atualização d...

Patch promete deixar o carregamento de páginas mais rápidos e suporte a AVIF

A NVIDIA afirmou que irá apresentar o artigo por trás do NVIDIA 3D MoMa em uma sessão na Conferência sobre Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões que acontecerá no próximo dia 22 de junho. Além dessa tecnologia, a empresa afirmou que esse é um de 38 artigos com autores da empresa na conferência.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: NVIDIA, DPreview
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.