SpaceX bate novo recorde com três lançamentos e decolagens em apenas 36 horas

Um foguete Falcon 9 também bateu o recorde de reutilização e 100ª missão

SpaceX bate novo recorde com três lançamentos e decolagens em apenas 36 horas
Créditos: Divulgação/SpaceX

SpaceX bateu uma trinca de recordes nos últimos dias. Primeiro, a empresa realizou três lançamentos em 36 horas. Segundo, um foguete Falcon 9 atingiu a marca de 13 voos — ou reutilizações —, sendo o primeiro do tipo a chegar nessa marca. Por último, esse mesmo Falcon 9 realizou a centésima missão da sua classe de foguete orbital. 

18/06/2022 às 09:00
Notícia

Starlink: navio de cruzeiro oferece internet da empresa de El...

O serviço da SpaceX ainda não é adequado para ser usado enquanto está em movimento

"Voar, voar, descer, descer"

O primeiro voo do recorde da SpaceX aconteceu na sexta-feira, dia 17 de junho. A empresa de tecnologias aeroespaciais lançou 53 satélites da constelação da Starlink do Centro Espacial Kennedy, de propriedade da NASA e localizado no Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida. No dia seguinte, na Califórnia, no outro lado dos Estados Unidos, na Base Espacial da Força Aérea de Vandenberg, a SpaceX lançou um satélite radar para as Forças Armadas da Alemanha. Horas depois, no dia 19, novamente na Flórida, mas dessa vez na Base de Lançamento de Cabo Canaveral (vizinha do Centro Espacial Kennedy), a empresa de Elon Musk enviou ao espaço um satélite Globalstar FM15

O primeiro lançamento do agitado fim de semana utilizou o foguete Falcon 9 que bateu o recorde de reutilizações (também podemos chamar de missões). O Falcon 9 usado para levar os novos satélites da Starlink para a órbita realizou seu 13º lançamento, sendo o primeiro modelo a chegar nessa marca. Desse total, dez foram missões da Starlink, com as outras três sendo lançamentos dos satélites GPS III-3, Turksat 5A e Transporter-2. Confira o vídeo do seu pouso a seguir:

O voo de número 13 do Falcon 9 também foi o 100ª pouso sucedido dos foguetes reutilizáveis da SpaceX. E claro, fazendo a matemática simples, no fim de semana a empresa chegou a 102º pousos realizados com sucesso pelos seus foguetes

SpaceX renova contrato com a NASA

NASA continuará usando as operações da SpaceX para suas missões na Estação Espacial Internacional (ISS) até 2030. A agência espacial dos Estados Unidos divulgou no dia 3 de junho que contratará mais cinco voos com a empresa de Elon Musk, aumentando para oito o número de viagens tripuladas contratadas. A NASA já havia renovado os contratos de missões de reabastecimento da ISS em março. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tweak Town
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.