Pesquisa mostra que YouTube é a principal rede social de notícias no Brasil

WhatsApp aparece em segundo, enquanto Facebook, em queda, ocupa a terceira posição

Pesquisa mostra que YouTube é a principal rede social de notícias no Brasil
Créditos: Szabó Viktor/Pexels

Há diversos meios de acompanhar as principais notícias pela internet diretamente de computadores e dispositivos móveis, tanto através de sites quanto em redes sociais. Recentemente, uma pesquisa do Reuters Institute mostrou que o YouTube é a principal rede social de informações e notícias do Brasil.

17/06/2022 às 16:24
Notícia

Imagens de buracos negros capturadas pelo Event Horizon Teles...

Pesquisadores japoneses questionam os anéis luminosos que aparecem nas "fotos" do M87* e Sa...

De acordo com o relatório referente ao Digital News Reporte do Reuters Institute, a plataforma de vídeos do Google ultrapassou o mensageiro WhatsApp e a rede social da Meta, o Facebook. Dessa forma, 43% dos entrevistados afirmaram que utilizam o YouTube para visualizar informações jornalísticas. Depois, em segundo lugar, vem o WhatsApp, que conta com 41% da preferência, seguido pelo Facebook, que aparece em terceiro com 40%.  Vale destacar que em 2021, o Facebook era a principal fonte de informações dos usuários.

Enquanto a queda do Facebook é visível, em contraponto, outra rede social da Meta cresceu. O Instagram conta atualmente com 35% da preferência do público, ocupando a quarta posição. Já o Twitter ficou em quinto lugar com 13%, seguido pelo TikTok, que completa o Top 6 com 12%.

Principais mídias sociais do Brasil (Imagem: Divulgação/Reuters Institute)

Crescimento das redes sociais

A pesquisa destaca principalmente o crescimento das redes sociais e de outras plataformas digitais, fazendo com que os usuários não se interessem tanto em buscar informações em jornais de televisão. Assim, grande parte do público está interessado em acompanhar os acontecimentos através da internet.

No relatório mais recente, as mídias digitais são as principais fontes de notícias tendo 64% da preferência dos entrevistados. Já a televisão, conta com 55%. O crescimento já era visto no relatório do ano passado, onde as redes sociais tinham 63% contra 61% da TV.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 que atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.