Microsoft bloqueia download do Windows 11 e 10 na Rússia

Só é possível baixar os sistemas operacionais no país utilizando VPNs

Microsoft bloqueia download do Windows 11 e 10 na Rússia

A Microsoft anunciou no começo de julho que estava encerrando as suas operações comerciais na Rússia, agora a gigante de Redmond está continuando suas sanções contra o país impedindo que os moradores da região façam o download do Windows. A partir de hoje (21) qualquer pessoa no território russo que tentar baixar o Windows 10 ou Windows 11 está recebendo mensagens de erro.

21/06/2022 às 12:00
Notícia

Mulher é presa em Minas Gerais por divulgar blitz em grupos d...

Crime se enquadra no Artigo 265 do Código Penal Brasileiro

De acordo com o Bleeping Computer, que utilizou um serviço de VPN configurado com um endereço de IP ligado ao país, esses erros na instalação estão aparecendo para os usuários do país. Nas mensagens de erro o software indica que alguns arquivos não foram encontrados quando o download do assistente de atualização do Windows 10, seu kit de criação de mídias e o assistente de instalação do Windows 11 eram requisitados.

Além de quem está tentando fazer o download através dos assistentes oficiais da Microsoft, um erro também está impedindo que os usuários baixem o ISO do sistema operacional. O portal aponta que quando um usuário com IP russo tenta baixar o Windows, os sites oficiais da Microsoft exibem a mensagem afirmando que “houve um problema com o pedido”.


Créditos: Reprodução / @ttldtor / Tom's Hardware

Como apontado pelo Tom’s Hardware, possivelmente os usuários russos que quiserem ter acesso ao Windows 11 ou 10 terão que usar VPNs com o IP de fora do país para conseguir fazer o download.

Microsoft não se pronunciou sobre a situação

Até o momento a Microsoft não fez qualquer comentário oficial sobre a situação, que não é exatamente inesperada. Em um passado recente, a companhia confirmou que pretende trabalhar de forma próxima aos governos dos Estados Unidos e de outros países que estão impondo sanções econômicas à Rússia, após o país ter iniciado a invasão da vizinha Ucrânia.

21/06/2022 às 09:31
Notícia

Xiaomi Book S: Novo tablet traz Windows 11 e processador Snap...

Com tela de 12,4 polegadas, ele vem com 8GB de RAM

Ao impedir o acesso ao Windows, a empresa estaria garantindo que os moradores do país não teriam acesso a um dos sistemas operacionais mais conhecidos e usados ao redor do mundo. Obviamente, a decisão não impede que o sistema seja obtido através de meios ilegais ou do chamado “mercado cinza”, que tem recebido incentivos do governo comandado pelo presidente Vladimir Putin.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Adrenaline, Bleeping Computer, Tom's Hardware
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.