Chrome OS agora abre arquivos ISO, TAR e 7z

O suporte para mais formatos de arquivos foi introduzido na versão 101

Chrome OS agora abre arquivos ISO, TAR e 7z
Créditos: Reprodução/Google

O Chrome OS, sistema operacional da Google para os portáteis conhecidos como Chromebooks, foi atualizado recentemente e seu gerenciador de arquivos agora é capaz de lidar com mais formatos de arquivos em comparação com as versões anteriores. Com isso os usuários poderão abrir arquivos em formatos como ISO, 7z e Tar sem precisar de soluções de terceiros.

18/05/2022 às 15:22
Notícia

Acer Spin 714 promete ser melhor Chromebook do mercado

Novo Chromebook conta com processador Intel Core

Em julho passado começaram a circular informações de que o aplicativo Files do Chrome OS seria capaz de abrir e extrair arquivos em diversos formatos. Agora o suporte para estes outros formatos de arquivos finalmente começou a ser introduzido na versão 101 do sistema operacional.

Com a atualização a versão 101 do Chrome OS agora permite que o aplicativo Files abra e extraia arquivos no formato 7z, utilizado pelo popular compactador de arquivos com código aberto 7-Zip. Uma das principais vantagens do formato 7z em comparação com o Zip tradicional é que os arquivos criados no formato 7z são menores.

Outro formato que passou a ser suportado pelo aplicativo Files do Chrome OS é o CRX, que é utilizado pelas extensões para o navegador Google Chrome. Com isso os usuários poderão utilizar o gerenciador de arquivos para abrir estes arquivos facilmente para conferir seu conteúdo.

Para quem costuma utilizar arquivos de imagem de disco no formato ISO, a nova versão do Chrome OS agora possibilita a montagem deste tipo de arquivo. Assim como ocorre em diferentes versões do Windows, quando um arquivo ISO é montado no gerenciador de arquivos ele é exibido como se fosse uma unidade de disco virtual. Na imagem abaixo é possível ver uma ISO do Ubuntu montada no gerenciador de arquivos do Chrome OS:

Chrome OS agora abre arquivos ISO, TAR e 7z
Reprodução/9to5Google

Para os usuários mais acostumados com o Linux, a versão mais recente do Chrome OS também adicionou o suporte para arquivos no formato TAR. Com o lançamento da versão 104 em agosto ele também passará a suportar arquivos TAR compactados em outros formatos como “.tar.gz” e “.tar.xz”, e arquivos baseados em outros padrões de compactação como bzip2, gzip, lzma, lzw, xz e Zstandard – confira a lista abaixo:

- tar.gz
- tgz
- gz
- tar.bz2
- tar.bz
- tbz2
- tbz
- tb2
- tz2
- bz2
- bz
- tar.xz
- txz
- xz
- tar.lz
- tlz
- lz
- tar.lzma
- tlzma
- lzma
- tar.zst
- tzst
- zst
- tar.Z
- taZ
- tZ, Z

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: 9to5Google
User img

Fabio Rosolen

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.