A sul-coreana Innospace será a primeira empresa privada a lançar um foguete a partir de solo brasileiro. O foguete ainda está em desenvolvimento, mas sairá do centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão.
Telescópio Hubble registra imagem com 5 mil galáxias brilhando
Galáxias na "foto" têm, em média, 11 bilhões de anos
A nave experimental fará parte de um projeto para tornar mais acessível o lançamento de pequenos satélites de baixo custo. Isso não acontecerá apenas no Brasil, mas em vários lugares pelo mundo.
O foguete da Innospace será movido a combustível sólido e líquido, e carregará uma "carga útil do sistema de navegação inercial para a Força Aérea Brasileira (FAB) que opera a base de Alcântara". Se o plano seguir sem problemas, o lançamento será realizado em dezembro deste ano.
De acordo com Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira, em entrevista para a Reuters, o Brasil espera obter participação no mercado de lançamentos de pequenos satélites com a base de Alcântara. As empresas menores de satélites estão tendo dificuldade em reservar lançamentos de sites existentes, segundo ele, e a base brasileira acabaria se tornando uma alternativa interessante e com certo privilégio econômico. A localização na costa atlântica na linha do equador permite economizar combustível, visto que existe uma distância menor até chegar em órbita.
Além da Innospace, a empresa aeroespacial canadense C6 Launch Systems Inc planeja fazer um lançamento a partir de Alcântara em 2023. A Virgin Orbit também obteve uma licença para operar no Brasil e lançará pequenos satélites em órbita terrestre baixa.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: G1