Empresa sul-coreana lançará foguete experimental partindo do Brasil

Lançamento faz parte de projeto para tornar lançamento de pequenos satélites mais acessível

Empresa sul-coreana lançará foguete experimental partindo do Brasil
Créditos: Revista Galileu - Globo

A sul-coreana Innospace será a primeira empresa privada a lançar um foguete a partir de solo brasileiro. O foguete ainda está em desenvolvimento, mas sairá do centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão. 

20/06/2022 às 15:15
Notícia

Telescópio Hubble registra imagem com 5 mil galáxias brilhando

Galáxias na "foto" têm, em média, 11 bilhões de anos

A nave experimental fará parte de um projeto para tornar mais acessível o lançamento de pequenos satélites de baixo custo. Isso não acontecerá apenas no Brasil, mas em vários lugares pelo mundo.

O foguete da Innospace será movido a combustível sólido e líquido, e carregará uma "carga útil do sistema de navegação inercial para a Força Aérea Brasileira (FAB) que opera a base de Alcântara". Se o plano seguir sem problemas, o lançamento será realizado em dezembro deste ano.

De acordo com Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira, em entrevista para a Reuters, o Brasil espera obter participação no mercado de lançamentos de pequenos satélites com a base de Alcântara. As empresas menores de satélites estão tendo dificuldade em reservar lançamentos de sites existentes, segundo ele, e a base brasileira acabaria se tornando uma alternativa interessante e com certo privilégio econômico. A localização na costa atlântica na linha do equador permite economizar combustível, visto que existe uma distância menor até chegar em órbita.

Além da Innospace, a empresa aeroespacial canadense C6 Launch Systems Inc planeja fazer um lançamento a partir de Alcântara em 2023. A Virgin Orbit  também obteve uma licença para operar no Brasil e lançará  pequenos satélites em órbita terrestre baixa.


.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: G1
User img

Saori Almeida

Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.