Com a pandemia da COVID-19, milhões de pessoas ao redor do mundo foram forçadas a se adaptar às novas rotinas de teletrabalho. Devido à falta do contato presencial, uma das ferramentas mais utilizadas para a comunicação entre as equipes foi a de videoconferências e reuniões online por vídeo.
Maior fábrica da Apple é fechada após casos de Covid-19
Lockdown afetará produção do iPhone 13 e preparativos para o iPhone 14
Apesar de úteis, essas longas sessões em frente às câmeras e computadores têm tido um grande impacto negativo sobre a saúde das pessoas, ocasionando sintomas como ansiedade, sensação de isolamento e até mesmo exaustão emocional. Esse uso excessivo das ferramentas de reuniões online inclusive deu origem ao que vem sendo internacionalmente reconhecido como a “Fadiga do Zoom”.
O nome referencia diretamente o app de videoconferências Zoom, que se saiu como um dos mais populares no período de pandemia, mas a realidade é que os efeitos negativos do excesso de chamadas online ocorre igualmente com qualquer outra plataforma, seja ela Microsoft Teams, Skype, Google Meet, ou tantas das outras opções disponíveis no mercado.
Novos estudos sobre o trabalho remoto
De acordo com um novo estudo publicado por Eric B. Elbogen, na revista Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, foram encontradas associações significativas entre a Fadiga do Zoom e sintomas depressivos.
Um fator importante é que a quantidade, frequência e duração das chamadas estão diretamente ligadas a sintomas como ansiedade e sensação de aprisionamento. De modo geral, quanto mais frequentes e maiores as reuniões, piores se tornaram os sintomas e a sensação de solidão entre os participantes da pesquisa, apontando para um risco real de saúde dos trabalhadores que atuam exclusivamente de maneira remota.
Cabe destacar que a pesquisa foi conduzida nos Estados Unidos e teve a participação de 902 adultos de renda média e baixa.
Quais são os sintomas da Fadiga do Zoom?
Se você está em uma rotina com frequentes reuniões online, é bom ficar alerta para alguns dos principais sintomas apontados pela pesquisa de Eric B. Elbogen. Como principais exemplos negativos da Fadiga do Zoom o autor destaca:
- Sensação de cansaço constante
- Fadiga mental
- Ansiedade
- Sensação de solidão e isolamento
- Esgotamento emocional
Recentemente os Estados Unidos decidiram pela não-exigência dos testes de COVID-19 para entrada no país via aeroportos. Você pode ler mais sobre o tema na matéria a seguir:
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: Gizmodo Fonte: Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking