Telescópio Hubble registra imagem com 5 mil galáxias brilhando

Galáxias na "foto" têm, em média, 11 bilhões de anos

Telescópio Hubble registra imagem com 5 mil galáxias brilhando
Créditos: Divulgação/NASA

Telescópio Espacial Hubble capturou uma imagem contendo aproximadamente 5.000 galáxias, a grande maioria delas com 11 bilhões de anos. A formação dessa "foto" auxiliará os astrônomos a entender a formação das galáxias e o seu processo de "envelhecimento" através da captação de luz ultravioleta. 

23/05/2022 às 20:58
Notícia

NASA diz que "algo estranho está acontecendo com o unive...

Dados mostraram que o universo está se expandindo mais rápido do que os cientistas previam

Foto da turma do ano 4 bilhões

É estimado que a idade do universo seja de aproximadamente 15,5 bilhões de anos, com as primeiras galáxias formadas há 13 bilhões de anos — ou 2 bilhões de anos após o nascimento do universo. Para entender a formação dessas galáxias "anciãs" é necessário observar os raios ultravioleta emitidos por elas. Entretanto, essa radiação "primordial" é absorvida antes chegar até nós. E como se contorna esse problema? Buscando por galáxias que também estejam na "terceira idade".

Com a ajuda do célebre e confiável Telescópio Espacial Hubble, astrônomos da Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia) observaram por um período equivalente a 10 dias 140.000 galáxias dos mais variados tipos. A maioria delas estão na imagem abaixo, divulgadas pelo projeto batizado de UVCANDELS


Créditos: Divulgação/NASA/Caltech.

"O UVCANDELS entrega conhecimentos únicos sobre as formações de galáxias próximas e distantes [da Terra]", disse Xin Wang, astrônomo da Caltech responsável pela apresentação dos resultados da pesquisa na conferência da Sociedade Americana de Astronomia, realizada no dia 14 de junho na Califórnia. 

Projeto é sequência de pesquisa

UVCANDELS é uma sequência do CANDELS, projeto que examinou luz infravermelha e espectros visíveis de vermelho. O CANDELS também usou o Hubble para suas observações. As imagens dos dois projetos foram combinadas para formar a imagem vista nesta notícia. A pesquisa é mais uma que busca entender os primórdios do universo e a formação das primeiras estrelas e galáxias.

Fonte: Space

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.