Não será mais obrigatório apresentar RG original para autenticar uma cópia

Medida começa a valer a partir do dia 1º de julho

Não será mais obrigatório apresentar RG original para autenticar uma cópia
Créditos: iStock

Nesta segunda-feira (20), através de uma decisão publicada no Diário Oficial da União, a Receita Federal anunciou a suspensão da obrigatoriedade de apresentar RG original para autenticar uma cópia. 

27/04/2022 às 16:00
Notícia

CNH Digital: Como fazer transferências de veículos pelo app

A função está disponível desde março no app

Agora, de acordo com as informações presentes na nova instrução normativa, a partir do dia 1º de julho, quando a medida entra em vigor, não será mais obrigatório a apresentação do documento original no âmbito da análise documental realizada na prestação de serviços da Receita.

Assim, para a requisição de serviços do órgão, serão aceitos documentos em cópia simples ou cópia eletrônica obtida por meio da digitalização

O órgão do governo ainda ressaltou que a autenticidade e a veracidade dos documento terão que ser confirmadas pelas equipes de atendimento da Receita Federal, que deverão respeitar as seguintes etapas para autenticar uma cópia:

  • Verificar os documentos de identificação locais, caso haja convênio entre a Receita e seus respectivos órgãos emissores;
  • Verificar os  selos ou códigos de autenticidade dos documentos expedidos pelos Tribunais de Justiça, Departamento Nacional de Trânsito, Tribunal Superior Eleitoral, Cartórios, dentre outros;
  • Comparar as informações constantes dos documentos apresentados e aquelas constantes das bases de dados da Receita;
  • Contatar o interessado por telefone ou outro meio eletrônico.

Vale ressaltar que a medida só começa a valer a partir do dia 1 de julho de 2022. Lembrando que o novo RG Digital será obrigatório para todos os brasileiros a partir de 2032.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: G1
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 que atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.