100 mil vezes mais rápida do que o 5G? Confira nova rede desenvolvida no Japão

A velocidade é o bastante para oferecer uma transmissão com mais de 10 milhões de vídeo em 8K ao mesmo tempo

100 mil vezes mais rápida do que o 5G? Confira nova rede desenvolvida no Japão
Créditos: highforum.net

No Japão, cientistas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicações (NICT / National Institute of Information and Communications Technology) desenvolveram uma rede que chega a ser quase 100 mil vezes mais rápida do que a capacidade do 5G. A transmissão conquistada foi de 1,02 petabit (PB) por segundo, algo em torno de 125 mil Gigabytes por segundo. O sinal da rede é o suficiente para alcançar uma distância de aproximadamente 51,7 km.

O projeto foi viabilizado por meio do uso de fibras ópticas com 0,125 mm de diâmetro. Em um comunicado oficial, os profissionais do NICT complementaram:

Essas fibras conseguem multiplicar a capacidade de transmissão, mas ainda são compatíveis com processos de fabricação existentes, e surgiram como um possível candidato para a adoção comercial de curto prazo dessa tecnologia de comunicação transformadora.

 

Durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, cientistas conseguiram desenvolver uma rede, por meio de dispositivos não padronizados, que atingiam 1 petabit (PB) por segundo; contudo, a implementação em larga escala foi inviabilizada por problemas com o processamento de sinal. Resumidamente, o principal diferencial da conquista atual não é meramente a velocidade, mas a possibilidade de replicar o desempenho fora de um ambiente restrito.

De acordo com as estimativas da mídia internacional, a velocidade seria o suficiente para oferecer uma transmissão com mais de 10 milhões de vídeo em 8K (7,680 x 4,320) em simultâneo. Os principais benefícios para os avanços tecnológicos como este não devem ser mensurados apenas pensando em serviços que temos nos dias de hoje, e sim considerando oportunidades futuras, com aprimoramentos de funcionalidades dos produtos em constante evolução, como carros autônomos, que somente serão possíveis com conexões tão potentes quanto a alcançada pelo NICT. 

Qual é a sua opinião sobre os avanços obtidos pelos cientistas japoneses? Acredita que serão importantes em um futuro não tão distante? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria, e acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: nextshark.com, wionews.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.