NASA e ESA demonstram interesse em cooperação para explorar a Lua

Futuro da missão ExoMars, suspensa após invasão na Ucrânia, também foi mencionado

NASA e ESA demonstram interesse em cooperação para explorar a Lua
Créditos: Ilustração com o Lunar Pathfinder / rfengineer.net

A NASA, agência espacial norte-americana, e a Agência Espacial Europeia (ESA / European Space Agency) confirmaram que continuarão com a sua cooperação para explorar a Lua, e mencionaram que existe a possibilidade de enviar um astronauta europeu para o satélite natural terrestre. Ambas assinaram um protocolo de acordo sobre a missão Lunar Pathfinder, com o intuito de disponibilizar o primeiro satélite de telecomunicação na órbita lunar.

Bill Nelson, administrador da NASA, após uma reunião com o conselho administrativo da agência europeia, explica:

Mal podemos esperar para ver um astronauta da ESA se juntar a nós na superfície da Lua e continuar a fortalecer nossa aliança estratégica de longa data.

 

Em troca do acesso liberado ao satélite, a agência espacial dos EUA ajudará durante o processo de implementação do projeto. O dispositivo foi construído pela SSTL (Surrey Satellite Technology), e encomendado pela própria ESA.

Serão realizados testes sobre a viabilidade de utilizar satélites de navegações específicos para a Lua, assim como acontece na Terra, com o Galileo e a constelação GPS. As atividades colaborativas não se limitam apenas ao evento mencionado. Os europeus fazem parte do programa Artemis, com o objetivo de enviar astronautas para o solo lunar até 2025 — para analisar a oportunidade de construção da estação espacial Lunar Gateway.

(Créditos: nydailynews.com)

O futuro da missão ExoMars, suspensa após a invasão das forças militares russas na Ucrânia, foi abordado. Originalmente, a ideia seria enviar até o fim deste ano um robô até Marte, para poder perfurar o solo e buscar sinais de vida. Nelson, sobre esse assunto, ressalta: “a Nasa está examinando as maneiras mais apropriadas de ajudar nossos amigos europeus na missão ExoMars”.

Continua após a publicidade

Ainda sobre o mesmo tópico, Josef Aschbacher, diretor-geral da ESA, concluiu:

“As discussões são intensas, mas estão indo na direção certa e estou confiante que encontraremos uma boa parceria com a Nasa em Marte”.

30/05/2022 às 12:00
Notícia

Reservas de água na Lua? Vulcões antigos podem fornecer o pre...

O estudo foi publicado em maio no The Planetary Science Journal

Qual é sua opinião sobre esta matéria? Compartilhe o seu ponto de vista, e acompanhe também as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: osul.com.br
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.