Foi divulgado pela NASA, agência espacial norte-americana, que, no dia 2 de abril, um relâmpago atingiu o sistema de proteção contra raios do complexo 39B, no Centro Espacial Kennedy (Estados Unidos), quando o foguete da missão Artemis I estava estacionando. Mesmo que a intensidade tenha sido notável, não causou danos para o Sistema de Lançamento Espacial e nem para cápsula Orion, que estava no local durante a situação.
Carlos Mata, chefe de tecnologia responsável pelo projeto do sistema, comentou:
“Houve uma tremenda quantidade de energia que foi transferida por este evento (…) Após mais de 30 milissegundos, ainda tínhamos quase 3.000 amperes que estavam fluindo pelo solo. Este evento em particular cai nessa pequena porcentagem — menos de 1% — que você simplesmente não espera que aconteça.
(…) Quando começamos a analisar os dados e percebemos que o sistema fez o que o tínhamos projetamos para fazer, acho que não consigo descrever como me senti, sabendo que não decepcionamos ninguém, que fizemos nossa devida diligência, e fizemos certo”.
Uma imagem no momento do impacto pode ser visualizada por meio desta publicação no Twitter. Confiram:
A agência espacial explicou que, para alimentar cidades inteiras, normalmente as linhas de transmissão de alta tensão transportam menos do que os 3.000 amperes registrados. Como o evento curioso foi inofensivo, no dia 18 de junho a NASA dará início a outra fase de testes da Artemis I, com o intuito de aprimorar as operações de carregamento de tanques do foguete, com uma contagem regressiva completa de testes, entre outros procedimentos similares. Espera-se que a cápsula não tripulada, Orion, seja lançada no segundo semestre de 2022.
NASA está formando nova equipe para investigar OVNIs
Objetivo final do estudo não é o que você...
Este foi o primeiro relâmpago que atingiu o local mencionado desde que o sistema foi ativado. Qual é a sua opinião sobre este tema? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria, e acompanhe as nossas redes sociais!
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Via: g1.globo.com Fonte: devdiscourse.com