Relâmpago atinge plataforma de lançamento de foguete da missão Artemis I

O evento aconteceu no dia 2 de abril, no Centro Espacial Kennedy

Relâmpago atinge plataforma de lançamento de foguete da missão Artemis I
Créditos: Perfil no Twitter / @NASAKennedy

Foi divulgado pela NASA, agência espacial norte-americana, que, no dia 2 de abril, um relâmpago atingiu o sistema de proteção contra raios do complexo 39B, no Centro Espacial Kennedy (Estados Unidos), quando o foguete da missão Artemis I estava estacionando. Mesmo que a intensidade tenha sido notável, não causou danos para o Sistema de Lançamento Espacial e nem para cápsula Orion, que estava no local durante a situação.

Carlos Mata, chefe de tecnologia responsável pelo projeto do sistema, comentou:

“Houve uma tremenda quantidade de energia que foi transferida por este evento (…) Após mais de 30 milissegundos, ainda tínhamos quase 3.000 amperes que estavam fluindo pelo solo. Este evento em particular cai nessa pequena porcentagem — menos de 1% — que você simplesmente não espera que aconteça.

(…) Quando começamos a analisar os dados e percebemos que o sistema fez o que o tínhamos projetamos para fazer, acho que não consigo descrever como me senti, sabendo que não decepcionamos ninguém, que fizemos nossa devida diligência, e fizemos certo”.

Uma imagem no momento do impacto pode ser visualizada por meio desta publicação no Twitter. Confiram:

A agência espacial explicou que, para alimentar cidades inteiras, normalmente as linhas de transmissão de alta tensão transportam menos do que os 3.000 amperes registrados. Como o evento curioso foi inofensivo, no dia 18 de junho a NASA dará início a outra fase de testes da Artemis I, com o intuito de aprimorar as operações de carregamento de tanques do foguete, com uma contagem regressiva completa de testes, entre outros procedimentos similares. Espera-se que a cápsula não tripulada, Orion, seja lançada no segundo semestre de 2022.

09/06/2022 às 16:30
Notícia

NASA está formando nova equipe para investigar OVNIs

Objetivo final do estudo não é o que você...

Continua após a publicidade

Este foi o primeiro relâmpago que atingiu o local mencionado desde que o sistema foi ativado. Qual é a sua opinião sobre este tema? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria, e acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: g1.globo.com Fonte: devdiscourse.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.