Projeto Kuiper - Jeff Bezos teria interesse em investir em internet via satélite no Brasil

A proposta, em teoria, trará benefícios similares aos apresentados pela Starlink, de Elon Musk

Projeto Kuiper - Jeff Bezos teria interesse em investir em internet via satélite no Brasil
Créditos: cnbc.com

Fábio Faria, ministro das Comunicações, afirmou na última terça-feira, 14 de junho, que Jeff Bezos, ex-CEO da Amazon, poderia ter interesse em implementar internet via satélite, com baixa latência e alta velocidade, no Brasil. Até o momento, a iniciativa foi chamada de projeto Kuiper, e pode ser disponibilizado oficialmente ainda no segundo semestre de 2022. Faria explicou:

Tive reunião agora com o projeto do Bezos, o Kuiper, que também estará lançando satélites, em outubro. Ele já nos procurou, e dará entrada para que também possa operar no Brasil.

 

Anteriormente, em maio, Elon Musk fez uma viagem ao Brasil e conversou com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro. Foi discutida a ideia de implementar a Starlink, o seu serviço de internet, para oferecer conectividade constante para melhorar o monitoramento ambiental na Amazônia — e também para conectar 19 mil escolas em áreas rurais isoladas.

Faria defendeu a presença dos bilionários no país, e afirmou que as suas intervenções podem melhorar a conectividade:

“Pensando no Brasil e nos brasileiros, quanto mais empresas do exterior possam vir para o Brasil, a gente vai buscar. Vamos conversar com todas. Com investidores, com bancos, com quem quer que seja. Essa é a nossa missão hoje (…) Qualquer um que queira fazer esse movimento, em conectar escolas, em querer conversar com o governo para fazer algum investimento para o Brasil, a gente vai receber. Se for do meu ministério, vamos conversar”.

Após a conversa com Musk, alguns deputados afirmaram que a presença do empresário poderia colocar em risco a soberania nacional. Porém, o ministro afirmou que os dispositivos são capazes até mesmo de detectar os sons emitidos por serras elétricas, algo fundamental para enfrentar o desmatamento em uma área tão ampla. O CEO da SpaceX já estaria trabalhando para viabilizar as antenas que serão conectadas aos satélites.

Espera-se que o serviço esteja funcionando a partir de agosto. Faria afirma:

Continua após a publicidade

“Assim que os satélites possam operar, em agosto, ele deve doar a escolas do Brasil. No dia que inaugurar a porta de entrada, ele vai conectar um monte de escolas e vai doar ao governo brasileiro”.

Qual é a sua opinião sobre este assunto? Acredita que a participação de Bezos e de Musk no Brasil traria os benefícios esperados pelo ministro das Comunicações? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: noticias.r7.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.