Samsung é acusada de manipular benchmarks de suas TV

Mais um problema para a fabricante sul-coreana

Samsung é acusada de manipular benchmarks de suas TV
Créditos: Divulgação/Samsung

Depois do caso de throttling em seus smartphones, a Samsung está sendo acusada de manipular os desempenhos de suas Smart TVs. A empresa sul-coreana teria alterado os resultados de benchmarks para divulgar especificações inverídicas sobre suas televisões — como brilho e alcance de cores. O primeiro relato sobre isso surgiu em abril, mas agora novos casos estão surgindo. 

25/08/2021 às 11:01
Notícia

Samsung diz que poderá desabilitar remotamente TVs roubadas

Recurso de segurança dos modelos já está presente na maioria dos modelos vendidos

"Se o seu brilho não brilha..."

O site FlatpanelsHD realizou, no início de junho, benchmarks nas TVs Samsung após o canal no YouTube HDTVTest divulgar que a precisão de cores e brilho da S95B QD-OLED não estava de acordo com o informado pela fabricante. Na publicação feita pela FlatpanelsHD é relatado que as smart TVs da sul-coreana reconhecem os testes que utilizam 10% do tamanho da tela e aumentam o desempenho. Assim, os testes exibem valores superiores, mas falsos. Rasmus Larsen, autor da matéria e que acusa a empresa de trapacear, revela que ao utilizar os testes com apenas 9%, o algoritmo pode ser burlado e os resultados reais são atingidos.

Nos testes com 10% da janela da QN95B, feitos pelo FlatpanelHD, o pico de brilho atingiu 2300 nits, 80% a mais do que os 1300 nits de uso normal. Na review da smart TV, Larsen relata que ela nunca passou de 1300 nits. Para atingir o gigantesco valor, a fonte de energia envia uma rápida e forte quantidade de energia no painel de miniLED. Contundo, isso causa danos no equipamento e só podem ser usados nestes pequenos testes, já que um uso prolongado estragaria a televisão.

Samsung responde: a culpa é do 9%

Em resposta aos testes, a Samsung informou que os valores realizados utilizando 10% da janela são corretos. Segundo a fabricante, o problema está em realizar os testes usando 9% da tela. Ainda assim, a sul-coreana atualizará o software para que ele apresente os resultados mais precisos em benchmarks com diferentes tamanhos de janela.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Android Headlines Fonte: FlatpanelsHD
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.