Instagram inicia teste de "feed full screen" em vídeos

Novidade foi anunciada em maio pela Meta

Instagram inicia teste de "feed full screen" em vídeos
Créditos: Divulgação/Instagram

E finalmente chegou o início dos testes do feed de Tik Tok no Instagram. Os usuários selecionados para o teste desse feed com vídeos full screen verão mais partes do vídeo sem precisar clicar no conteúdo para exibi-lo completamente. Com essa nova funcionalidade, o Instagram terá uma parte da sua home mais parecida com o Tik Tok, já que as fotos continuaram seguindo o modelo atual do feed

16/06/2022 às 13:20
Notícia

Facebook mudará algoritmo para copiar TikTok

Em breve você será um TikTok — queira ou não

Vídeos maiores no Instagram

Atualmente, quando um vídeo sugerido pelo Reels aparece na sua home ele estará cortado, aparecendo somente a parte mais central do conteúdo. Com o novo feed, ao rolar para baixo quando passar por um vídeo, este ficará praticamente em tela cheia, tomando o espaço no topo e na parte de comentários para exibir o máximo do vídeo (foto abaixo). A barra de navegação ficará intacta durante a exibição do conteúdo. Lembre-se: o Instagram pode acabar optando por não adotar essa novidade.

Esse design é adotado pelo Tik Tok no seu conceito de feed infinito/rolagem infinita. A ideia por trás desse método de exibição é deixar a usabilidade do app mais imersiva. No Instagram, como também há fotos, o feed mudará entre os dois formatos de exibição. As imagens não ocuparão a maior parte da tela. Mais abaixo você verá a primeira ideia de feed que a Meta divulgou sobre o teste. Na imagem, podemos ver que o vídeo não taparia a barra superior de troca de feed, adicionar publicação e notificações. Na versão de testes, elas ficaram vazadas sobre o vídeo. 

Você foi um dos selecionados para o grupo de teste? Conte para nós nos comentários. Caso sim, o que você achou desse feed?

2022 cheio de novidades no Instagram

10 influencers no Instagram receberam o teste do serviço de assinatura na plataforma, similar ao que acontece no YouTube e Twitch. Quem fizer a assinatura em alguma conta ganhará serviços exclusivos como: lives, stories para assinantes (totalmente diferente do "melhores amigos) e um selo especial ao lado do nome quando comentar nas publicações ou enviar uma mensagem direta. Em 2023 o Instagram deve encerrar o pagamento integral da assinatura aos criadores de conteúdo, ficando com uma porcentagem. Neste momento, a ideia da rede social é ajudar os influencers a ganharem dinheiro através da plataforma. 

Instagram também criou a função de banner nos perfis dos criadores de conteúdo. O banner no Instagram auxiliará os criadores de conteúdo a ter mais engajamento nas suas lives. Além de poder agendar as transmissões, eles poderão utilizar os banners para que os seguidores saibam das próximas lives e ativem uma notificação ao clicar no anúncio. Não haverá limites de agendamentos de lives.

Para auxiliar na acessibilidade, o Instagram também lançou a novidade de legendas automáticas nos vídeos da plataforma. A novidade estará disponível em 17 idiomas no lançamento, mas o Instagram não divulgou quais seriam as línguas disponíveis. Para o site americano Engadget, a equipe da rede social confessou que a funcionalidade não estará funcionando perfeitamente logo no início. Até aqui, nada de surpresa, afinal haverá uma IA em desenvolvimento constante para traduzir os áudios dos vídeos. A função também ampliará o público de criadores de conteúdo estrangeiros. 

Continua após a publicidade

Durante o evento South by Southwest (SXSW), Mark Zuckerberg revelou que há planos de lançar NFTs no Instagram. Ele não entrou em muitos detalhes da ideia, mas a introdução dessa tecnologia caberia no futuro metaverso da Meta.

Uma nova possível atualização é a reação por áudio em stories. Essa funcionalidade foi encontrada por Alessandro Paluzzileaker que realiza mineração de códigos no aplicativo.

A novidade já lançada foi os novos feeds, incluindo o tão pedido feed cronológico. Além dele, há também o feed favoritos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.