Dois satélites da NASA caíram no mar após falha no lançamento do foguete Astra

O evento aconteceu no Cano Canaveral, na Flórida, no último domingo (12)

Dois satélites da NASA caíram no mar após falha no lançamento do foguete Astra
Créditos: NASA / gizmodo.com

No último domingo, 12 de junho, a startup Astra fracassou no lançamento de um foguete que deveria transportar seis satélites de monitoramento meteorológico para a órbita baixa do nosso planeta. O evento aconteceu no Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Pouco após a decolagem, o estágio superior do foguete foi desligado prematuramente, e a carga anexada no segundo estágio caiu sem impulso. O acontecimento resultou na perda de dois satélites TROPICS-1.

Esta foi o segundo fracasso recente em tentativas similares que a Astra registra. Os equipamentos foram criados para estudarem tempestades. Por meio de uma nota divulgada, a empresa explica:

Tivemos um voo nominal de primeiro estágio. O estágio superior desligou mais cedo e não entregamos as cargas em órbita (…) Compartilhamos nossos arrependimentos com a NASA e a equipe de carga útil. Mais informações serão fornecidas após concluirmos uma revisão completa dos dados.

 

Ainda não foi veiculado o que aconteceu com os satélites perdidos. Jonathan McDowell, astrofísico do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, afirmou que a carga pode ter caído no oceano atlântico. Em sequência, Thomas Zurbuchen, cientista associado da NASA, complementou:

“Estou confiante que no futuro teremos sucesso em usar essa valiosa capacidade de lançamento para explorar o desconhecido e dar aos outros a mesma oportunidade de inspirar o mundo através da descoberta”.

Com relação ao erro anterior mencionado, aconteceu em fevereiro deste ano, e a missão fracassada foi uma tentativa de entrega de cargas para clientes da Spaceflight Inc. O acidente aconteceu também no segundo estágio do procedimento.

Continua após a publicidade

25/05/2022 às 08:00
Notícia

Projeto Lessonia: FAB lançará primeiros satélites em parceria...

Força Aérea Brasileira utilizará foguete Falcon 9 para lançar satélites Carcará I e II

Qual é a sua opinião sobre este tema? Acredita que essas experiências poderão ser usadas para otimizar o procedimento no futuro? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria, e acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: olhardigital.com.br Fonte: gizmodo.com, bgr.com, arstechnica.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.