Facebook mudará algoritmo para copiar TikTok

Em breve você será um TikTok — queira ou não

Facebook mudará algoritmo para copiar TikTok
Créditos: Divulgação/Facebook

TikTokização das redes sociais não está acontecendo apenas no Instagram e YouTube. O Facebookrede social que inovou o conceito com a adoção do feed de notícias, também seguirá os passos do TikTok. Mas calma! Essa mudança é no algoritmo, não na interface (ou "essência") da rede de Mark Zuckerberg

14/06/2022 às 15:00
Notícia

Britânica relata caso de estupro no metaverso: "foi real...

O episódio ocorreu no Horizon Venues, metaverso do Facebook

Mais conteúdo popular no seu Facebook

A alteração no algoritmo do Facebook foi revelado pelo site The Verge. O jornalista Alex Heath teve acesso ao memorando da empresa enviado aos funcionários do Facebook. Nesse documento, publicado em abril, Tom Alison, executivo da Meta responsável por aquela rede social, reforça o plano de priorizar no feed dos usuários as publicações mais populares, independente de suas origem. Assim, o Facebook abandonará a prioridade sobre posts dos amigos e páginas seguidas pelo usuário e jogando goela abaixo o que está "bombando" na rede. Goste você ou não. 

Meta já estava seguindo os passos do TikTok no Instagram, onde lançou o Reels e cada vez mais reforça o investimento nos conteúdos audiovisuais. Entretanto, resta saber como será a reação do público no Facebook. A rede social já recebeu críticas pelo seu papel em ampliar a divulgação de conteúdos falsos e tem como "essência" um espaço para unir amigos e não tanto "tomar o tempo com entretenimento" — mesmo que muitas pessoas passem horas lá dentro, seu feed foi criado para ser tão grudento como o TikTok

A maneira como o conteúdo é consumido no Facebook é bem diferente do TikTok. Começando pelo óbvio, o TikTok é uma rede social para vídeos. O Facebook permite compartilhar os mais diversos formatos, imagens, vídeos, links, textos e até mesmo stories. A reação do público pode levar a Meta a rever os planos com essa alteração. Afinal, Facebook é Facebook, assim como Twitter é Twitter e TikTok é TikTok — e Coca-Cola é Coca-Cola e Pepsi é Pepsi. Não adianta tentar imitar a concorrência é perder o público fiel.

Facebook e Messenger juntos de novo: tal qual o TikTok e seu app de mensagens

Outra alteração da TikTokização do Facebook é que o Messenger e o Facebook serão novamente integrados. O motivo dessa reunião entre os dois aplicativos — separados há anos — é que o TikTok possui seu sistema de mensagem dentro da plataforma, não sendo necessário que o usuário baixe um app apenas para trocar mensagens

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.