Rover marciano Perserverance encontra "lixo" no planeta vermelho

Placa térmica pode ser do próprio foguete que levou o jipe para Marte

Rover marciano Perserverance encontra "lixo" no planeta vermelho
Créditos: Divulgação/NASA

rover Perserverance encontrou algo bem curioso em Marte: um pedaço de lixo. A placa de térmica é um dos componentes dos foguetes que levam os rovers espaciais para o planeta vermelho, protegendo-os das altas temperaturas atingidas no momento de entrada. A equipe responsável pelo jipe acredita que esta pode ser uma placa utilizada pelo foguete que levou o Perserverance para Marte

16/06/2022 às 10:40
Notícia

Rover Perseverance fotografa rocha em forma de cabeça de cobr...

Entenda como o procedimento é realizado no planeta vermelho

Perserverance: recolha seus lixos

A verdade é que é da "natureza" humana produzir lixo. A diferença é que nosso progresso tecnológico apenas ampliou a quantidade e os tipos de lixos que produzimos — como lixo nuclear. Se já acharam até sacola plástica no fundo das Fossa da Marianas e há vários lixos espaciais orbitando a terra, é "normal" que haja lixo na Lua e em Marte

O pedaço de metal, que é uma manta térmica para o foguete que auxilia na aterrisagem, pode ser do Perserverance, já que foi encontrado 2 km de distância do ponto de impacto do equipamento. Como perguntado pelo "próprio rover" na sua conta no Twitter, a manta térmica caiu após a aterrisagem ou foi levada pelos fortes ventos marcianos até o local? Provavelmente não teremos resposta sobre isso.

O local onde o pedaço de metal foi encontrado é a Cratera Jezero, onde o rover Perserverance pesquisará o terreno onde ficava o delta de um rio Marciano. Nesta mesma cratera, em outro ponto, o jipe adotou uma pedra que teve a chance de conhecer um pouco sobre como seu "dono" chegou em Marte. Isso, claro, se o pedaço de é do Perserverance.

Pedra de estimação em roda do rover

rover Perseverance "adotou" seu "pet" em fevereiro enquanto estudava o solo da Cratera Jezero. A pedra entrou na roda do jipe marciano quando este explorava a formação rochosa chamada de Máaz. Pesquisadores do projeto acreditam que a formação foi criada por rios de lava que fluíram na região. 

"A pedra não está causando nenhum dano ao pneu, mas durante a sua jornada (balançante) ela está se segurando e faz aparições periódicas nas imagens da câmera", disse Eleni Ravanis, estudante da Universidade do Havaí e colaboradora da missão. Veja as imagens da pedra:

Continua após a publicidade

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.