China cria mapa geológico da Lua com a maior riqueza de detalhes já vista

Mapeamento pode ajudar na seleção de locais de pouso para futuras missões de exploração

China cria mapa geológico da Lua com a maior riqueza de detalhes já vista
Créditos: Mike Petrucci/Unsplash

Nesta quarta-feira, o Centro Nacional de Ciências Espaciais da Academia Chinesa de Ciências publicou um artigo mostrando um mapa geológico da Lua com a maior riqueza de detalhes já vista. A imagem detalhada revela diversos tipos de características da Lua, incluindo crateras, terrenos, bacias e rochas.

04/06/2022 às 15:00
Notícia

Calendário astronômico de junho: confira os principais fenôme...

Entre os principais eventos, teremos a Superlua e maior elongação ocidental de Mercúrio

Segundo o artigo, os pesquisadores utilizaram dados das recentes missões lunares da China para criar o mapa. Grande parte das informações coletadas e inseridas na imagem foram coletadas durante Programa de Exploração Lunar da China, realizado nos últimos 15 anos. Além disso, o mapa foi complementado com dados de alta qualidade de missões de exploração de outros países, como Estados Unidos, Japão e Índia.

Camadas geológicas da Lua

É possível visualizar diversas camadas geológicas e superfícies do satélite natural da Terra, incluindo 12.341 crateras de impacto, 81 bacias de impacto, 17 tipos de rochas e 14 tipos de estruturas.

O mapa usa uma projeção de Mollweide, que é muito utilizada na elaboração de mapas-múndi. O mapa em tamanho real está disponível no Centro Nacional de Ciências Espaciais da Academia Chinesa de Ciências, clique aqui para acessá-lo. Confira a foto reduzida abaixo.

O mapa geológico da Lua (Imagem: Divulgação/Centro Nacional de Ciências Espaciais da Academia Chinesa de Ciências)

Com esse novo detalhamento geológico, além de utilizá-lo para mais mapeamentos geológicos lunar, os pesquisadores poderão acessar o mapa para descobrir os melhores locais de pouso para as futuras missões de exploração na Lua.

"Neste trabalho de mapeamento, um princípio básico é considerar a Lua como unidades geológicas e história da evolução da perspectiva dinâmica, isto é, endógeno ou exógeno. Os conjuntos de dados de exploração e produtos do Programa de Exploração Lunar da China (CLEP) são usados como os dados primários para mapear unidades geológicas. Com dados complementares importantes, também coletamos os dados de alta qualidade conjuntos de dados e produtos de missões de exploração internacional.", revelou a equipe de pesquisa em um artigo para publicação na revista Science Bulletin.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Space
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 que atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.