Drone pode recarregar baterias durante voo usando fios de alta tensão

Segundo pesquisadores, esta opção significará uma revolução para o segmento

Drone pode recarregar baterias durante voo usando fios de alta tensão
Créditos: Perfil Oficial do Twitter / @drones4energy

Foi divulgado por pesquisadores da Universidade do Sul da Dinamarca (SDU / University of Southern Denmark) uma nova possibilidade que pode melhorar radicalmente algumas características dos drones: a capacidade de recarregar baterias durante o voo, com o auxílio de fios de alta tensão. Isso representa uma mudança drástica para a indústria de veículos aéreos não tripulados (UAV / Unmanned Aerial Vehicle) e para serviços de inspeção de energia elétrica.

Uma das principais limitações dos UAVs, considerados por muitos como o futuro para inspeções de infraestruturas civis, justamente é a autonomia limitada da bateria — reduzindo o ritmo de implementação definitiva. Com a alternativa de poder recarregar os equipamentos durante o voo, será possível driblar as limitações e permitir inspeções complexas em pontes, ferrovias, etc. Antes de mais nada, claro, precisarão adaptar a atualização em vários modelos de dispositivos.

Durante os testes da SDU, utilizaram equipamentos da Drones4Energy, um consórcio de grupos dinamarqueses. A primeira missão dos drones adaptados com as melhorias explicadas, de acordo com as palavras de Emad Samuel Ebeid, pesquisador e um dos autores do estudo “Microsserviços para inspeção autônoma de UAV com simulação de UAV como serviço”, publicado em maio deste ano na revista “Simulation Modelling Practice and Theory”, será colocar sensores para inspeção dos cabos de alta tensão — sendo necessário o corte temporário do fornecimento de energia elétrica.

A ampla implementação dos drones com capacidade de se recarregarem acelerará a tarefa de instalação de sensores — que, nos dias de hoje, é consideravelmente lenta. Sendo este um mercado em ascensão internacionalmente, a correta distribuição de equipamentos com essas características deverá aumentar as exportações para o mundo inteiro. Nos últimos anos, muitas pessoas e empresas estão usando este método para os mais variados objetivos — desde entretenimento até para expandir a produtividade de empresas.

15/06/2022 às 09:00
Notícia

Amazon começará entregas com drones ainda em 2022

O projeto "Prime Air" começará a ser oferecido na cidade de Lockeford, na Califórnia

O que você achou deste tema? Acredita que representará a inovação que os pesquisadores apontaram? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: tecmundo.com.br, sciencedirect.com, dronedj.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.