Intel Rialto Bridge é a próxima GPU para servidores com foco em inteligência artificial

A nova GPU para servidores está prevista para ser lançada em 2023

Intel Rialto Bridge é a próxima GPU para servidores com foco em inteligência artificial
Créditos: Intel

A Intel anunciou durante a feira ISC 2022 a sua nova GPU chamada Rialto Bridge, que serão direcionados a servidores HPC (Computação de alto desempenho) com foco em inteligência artificial e será a sucessora da Ponte Vecchio. Não foram divulgados muitos detalhes da Rialto Bridge, apenas foram mostradas algumas informações fornecidas nos slides da apresentação. A nova aceleradora gráfica da empresa fará parte da transição para Falcon Shores, que será a primeira geração de XPU da Intel, a Falcon Shores unirá GPU e CPU em um único die.

11/06/2022 às 13:00
Vídeo

Jogando com o monitor Samsung Odyssey Neo G9. Experiência ime...

Estreando iluminação miniLED em monitores, modelo chegou ao Brasil pelo preço sugerido de R$ 13.599

A Rialto Bridge utiliza a mesma arquitetura da GPU Ponte Vecchio e contará com 160 Xe Cores distribuídos em 8 chiplets com 20 Xe Cores cada, que utilizarão comunicação via memória cache Rambo da própria Intel, que atinge uma taxa alta de velocidade. O número de chiplets utilizados na nova GPU será menor do que a geração anterior, deixando os 47 chiplets para algo em torno de 31 chiplets na Rialto Bridge.

O poder de processamento da Rialto Bridge será 30% superior a geração Ponte Vecchio, mostrando uma grande evolução com um curto espaço de tempo entre o lançamento das duas gerações, que deverá ser de cerca de um ano. 

A nova GPU irá utilizar novas litografias, mas não foram divulgadas quais serão os processos de fabricação utilizados, imagina-se que deva ficar entre 7nm a 4nm, mas ainda não há uma informação concreta da Intel.

Pela primeira vez, pesquisadores conseguem fazer teletransporte com qubits distantes

"Temos um roteiro de HPC agressivo planejado até 2024 que fornecerá um portfólio diversificado de arquiteturas heterogêneas. Essas arquiteturas nos permitirão melhorar o desempenho em ordens de magnitude, reduzindo as demandas de energia em cargas de trabalho de uso geral e emergentes, como IA, criptografia e análise." - Intel

Continua após a publicidade

08/06/2022 às 18:29
Notícia

Telescópio Espacial James Webb foi atingido por meteorito

NASA revelou impacto nesta quarta; espelho do JWST não sofreu avarias

Os limites do TDP do novo modelo serão maiores do que o encontrado no Ponte Vecchio. Uma maior largura de banda de I/O também estará presente na Rialto Bridge, junto ao soquete OAM 2.0 (Open Accelerator Module 2.0). O lançamento da nova aceleradora está previsto para algum momento de 2023 e mais detalhes devem ser divulgados em breve.

O que você achou das novidades da nova GPU Rialto Bridge? Participe nos comentários com a sua opinião!

Bicicleta elétrica da marca que Ronaldo escolheu para cumprir promessa custa até R$ 145 mil

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Adrenaline
User img

Juliano Aires

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.