Missão Gaia: este é o levantamento da Via Láctea mais detalhado que já foi feito

Projeto apresenta nova atualização de conteúdos sobre as estrelas e a galáxia

Missão Gaia: este é o levantamento da Via Láctea mais detalhado que já foi feito
Créditos: Imagem/ Reprodução ESA

A Agência Espacial Europeia, ESA, apresentou, nesta segunda-feira (13), a versão de número 3 dos dados da missão Gaia. Esta missão objetiva criar o mapa multidimensional mais preciso e completo da Via Láctea, de acordo com a descrição da Agência, e a nova atualização dos dados traz novidades a respeito do que se conhece da galáxia. 

14/06/2022 às 14:30
Notícia

Superlua de morango: conheça o fenômeno que poderá ser observ...

O evento estará visível a partir das 17h40 (horário de Brasília)

Segundo o anúncio da ESA, o novo catálogo divulgado apresenta novas informações sobre "composições químicas, temperaturas estelares, cores, massas, idades e a velocidade com que as estrelas se aproximam ou se afastam de nós". As novidades foram conseguidas através das três técnicas de observação do Observatório Espacial Gaia que são: astrometria, fotometria e espectroscopia

A ESA ainda revela que os dados contemplam também o maior catálogo de estrelas binárias, objetos do Sistema Solar, e galáxias e quasares fora da Via Láctea. As novas informações fazem parte da terceira atualização de dados feita pela ESA, através da Missão Gaia. Antes disso, o projeto havia sido incrementado com novidades nos anos de 2016 e 2018

Destaques da nova leva de dados 

Entre os highlights do anúncio feito pela Agência Espacial Europeia estão os Starquakes, pequenos movimentos na superfície de uma estrela que são detectáveis pelo Gaia. A descoberta aponta que estas vibrações são parecidas com tsunamis em grande escala. A novidade pode contribuir para que os estudiosos compreendam melhor o funcionamento interno das estrelas. 

07/06/2022 às 17:51
Artigo

Stranger Things 4: antes e depois de tecnologias que aparecem...

Listamos e comparamos 14 dispositivos para mostrar a evolução tecnológica das últimas quatro décadas

Outro destaque vai para o maior mapa químico da galáxia acoplado a movimentos 3D, de acordo com a ESA. Chamado de DNA das estrelas, os dados de composição das estrelas são capazes de indicar o local de nascimento do astro, bem como sua jornada e, assim, contribuir para que seja contada a história da Via Láctea. 

“Ao contrário de outras missões que visam objetos específicos, Gaia é uma missão de pesquisa. Isso significa que, ao pesquisar todo o céu com bilhões de estrelas várias vezes, Gaia é obrigada a fazer descobertas que outras missões mais dedicadas perderiam", destaca Timo Prusti, cientista do Projeto Gaia da ESA, sobre o potencial da missão. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: UOL Tilt Fonte: ESA
User img

Andre Bassani

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.