iPad de 14 polegadas não será um modelo Pro

Tablet da Apple não terá componentes importantes da linha

iPad de 14 polegadas não será um modelo Pro
Créditos: Divulgação/Apple

Recentemente, foi divulgado uma especulação de que a Apple está desenvolvendo um iPad de 14 polegadas. Com um tamanho digno de MacBook ou de iPad marombeiro, é esperado que ele traga as principais configurações dos topos de linha... Certo? Na verdade não. Segundo Ross Young, reconhecido analista do mercado de telas, o novo iPad gigantão não terá display mini LED e nem mesmo a tecnologia ProMotion

14/06/2022 às 14:45
Notícia

Apple TV+ fecha parceria com a MLS e será a casa do futebol n...

Streaming também terá programações esportivas como repetições de jogos, destaques e análises

iPad de 14 polegadas: um MacBook acessível?

Com a ausência de um display de ponta e do ProMotion o que podemos esperar desse iPad? Provavelmente um dispositivo um abaixo do iPad Pro, capaz de ser um tablet mais acessível e voltado para quem quer consumir conteúdo de entretenimento, mas não quer um MacBook Air de 13 polegadas

Além do uso para entretenimento, o tamanho de 14 polegadas permitirá aproveitar o novo iPad OS 16. O novo sistema operacional dos tablets da Apple está voltado para multitarefa, então quem não pretende trabalhar com edição de vídeos conseguirá usar o iPad com vários apps abertos em janelas. A tecnologia ProMotion permite que o display tenha uma taxa de atualização variável, o que ajuda a economizar bateria. Sem essa funcionalidade, faz sentido que o tablet de 14 polegadas não tenha um foco em trabalhos audiovisuais. 

iPad mais próximo dos MacBooks no iPad OS 16

Os tablets não são apenas um dispositivo para quem busca ver vídeos ou se entreter em um mobile e quer uma tela bem maior que a de um smartphone. Justamente esse display grande permite os iPads sejam usados para atividades profissionais, como uma edição vídeo, ou estudos, seja na leitura de um PDF, livro ou anotações em aula. 

Entretanto, em um notebook você tem mobilidade e a opção de utilizar diversos aplicativos abertos e minimizar as janelas, dar um "Alt+ Tab". Nos Macs essas janelas podem ser alteradas facilmente pelo trackpad/touchpad ou mouse. Essa facilidade de trocas de janelas será adotada no iPad OS 16. Além disso, o usuário poderá alterar os tamanhos da janela, ao invés da atual solução de dividir a tela do iPad em duas com os apps em tamanhos fixos. Em outras palavras, quer usar quatro apps na tela? 5? 6? É só ir ajeitando o tamanho — mas claro que quanto mais apps, menor o tamanho das janelas e a "multifunção" fica nada eficiente. 

A Apple anunciou o iPadOS 16 durante a WWDC 2022. O sistema utiliza diversas ferramentas que o aproximam do MacOS 13 Ventura e iOS 16. A Home foi redesenhada e a ferramenta Stage Manager desenvolvida para o macOS 13 Ventura também está chegando ao iPadOS 16. Além disso, os dispositivos irão receber aplicativo de clima/tempo e novas ferramentas de colaboração.

Com o Stage Manager é possível agrupar todas as abas abertas por aplicativos que ficam na lateral do dispositivo. Quando o usuário começa a utilizar um novo app, as abas relacionadas são automaticamente posicionadas no centro da tela. O Stage Manager promete facilitar quem realiza múltiplas tarefas com seu iPad. Além disso, a ferramenta também pode ser utilizada em conjunto com outro display.

Continua após a publicidade

Colaboração facilitada

Durante a conferência a Apple mostrou que o iPadOS 16 irá oferecer recursos semalhantes aos presentes no Google Docs. Usuários poderão colaborar diretamente através de documentos compartilhados. Um novo app chamado FreeForm, permite que diversos usuários possam contribuir simultaneamente em um quadro branco, com suporte para a caneta Apple. Através do Freeform é possível extrair arquivos em diferentes formatos, incluindo PDF, imagens e web links.

O novo update está disponível para desenvolvedores a partir desta segunda-feira (06), como uma preview. O beta público irá acontecer em julho, com o lançamento completo programado para os meses de setembro, outubro e novembro. O iPadOS 16 estará disponível para iPads de 5ª geração ou mais recentes, iPads Mini de 5ª geração ou acima, iPad Air de 3ª geração ou mais novos e para todos os modelos de iPad Pro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Digital Trends
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.