Google anuncia bolsas e expande programas de capacitação profissional e inclusão social

Google.org doará R$ 10 milhões para o Instituto Rede Mulher Empreendedora e 30 mil bolsas em parceria com o CIEE

Google anuncia bolsas e expande programas de capacitação profissional e inclusão social
Créditos: Divulgação/Google

O Google anunciou nesta nesta terça-feira, 14 de junho, durante o evento Google for Brasil, uma série de iniciativas com foco na inclusão, treinamento e desenvolvimento profissional de jovens, mulheres e pessoas com deficiência visual.

14/06/2022 às 13:30

Bolsas para formação profissional em parceria com o CIEE

Após lançar novos Certificados Profissionais do Google em Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design – que se somam ao curso profissionalizante em Suporte em TI – o Google anunciou a doação de, até 2026, 500 mil bolsas de estudo para a formação de jovens nessas áreas no Brasil. Em sua primeira fase, a partir de hoje, 30 mil bolsas serão distribuídas a jovens da rede do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Dessas bolsas, duas mil serão destinadas a pessoas trans.

O CIEE fará a seleção e acompanhamento dos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho formal, sejam estudantes ou recém-formados do ensino médio e de cursos técnicos, aprendizes do CIEE, egressos do Programa de Aprendizagem da instituição e também alunos de cursos superiores.

Os cursos foram criados pelo Google e hospedados na plataforma de educação da Coursera. São cerca de 800 horas de aulas, considerando as quatro titulações juntas, com certificação, com o objetivo de preparar os estudantes para ingresso em postos de trabalho na área de tecnologia.

Reforçando o apoio à Rede Mulher Empreendedora

Com o objetivo de contribuir para diminuir a desigualdade de gênero e seus efeitos na vida de milhões de brasileiras, o Google apoia, desde 2019, o trabalho do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME). De lá para cá, por meio dos programas de treinamento e capacitação Ela Pode e Potência Feminina, o instituto fundado pela empreendedora social Ana Fontes já treinou mais de 250 mil mulheres no Brasil.

Nesta terça, o Google anunciou a doação – por meio do seu braço filantrópico Google.org – de R$ 10 milhões ao IRME para que mais 200 mil mulheres sejam capacitadas pelo programa Ela Pode e assim estejam mais bem preparadas para empreender ou aumentem suas chances de entrar no mercado de trabalho.

Fundação Dorina Nowill

O Google também anunciou a expansão do projeto em parceria com a Fundação Dorina Nowill, organização que trabalha com a inclusão social de pessoas com deficiência visual, para os estados do Piauí, Goiânia e Tocantins. A ação irá ampliar a conectividade, aprendizado e uso de ferramentas acessíveis.

Continua após a publicidade

Durante a pandemia, foram doados 1,5 mil smartphones e com conectividade por dois anos para pessoas atendidas pela ONG em São Paulo, com o intuito de contribuir para os processos de educação on-line durante o período de isolamento social e promover o acesso a ferramentas que possibilitam a autonomia, como o Google Assistente.

Por isso, serão doados mil smartphones com conectividade por dois anos, além da realização de um workshop especial focado em mulheres com deficiência visual, para o desenvolvimento de habilidades digitais, preparando-as para carreiras profissionais e acadêmicas em um mundo cada vez mais digitalizado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.