Google Duplex chega no Brasil: assistente virtual é capaz de ligar por você

Tecnologia usa inteligência artificial para automatizar tarefas

Google Duplex chega no Brasil: assistente virtual é capaz de ligar por você
Créditos: Divulgação/Google

O Google anunciou hoje, dia 14 de junho, a chegada ao Brasil do Duplex, uma tecnologia de inteligência artificial (IA) que usa a conversação natural para realizar tarefas. No país, o recurso já está sendo testado em três funções: a primeira é para fazer ligações para atualizar as informações de estabelecimentos comerciais nos resultados da Busca e do Google Maps. A segunda funcionalidade do Duplex no país é para automatizar tarefas para pessoas na internet, para a compra de ingressos de cinema; e, na terceira, para a consulta dos locais de votação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

14/06/2022 às 13:30

O anúncio foi feito pelo presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, durante o Google for Brasil, evento realizado pela empresa para divulgar suas principais iniciativas para o país. "Com o Duplex, o Google quer ajudar as empresas a se conectarem com seus clientes de forma cada vez mais rápida, simples e natural”, explicou o executivo.

Ligações automáticas para estabelecimentos

A primeira aplicação do Duplex no Brasil é a atualização de informações de empresas no Perfil da Empresa, exibido no Google Maps e na Busca. Com a nova tecnologia, esse processo ganha mais agilidade, já que ele possibilita que sejam feitas ligações automáticas para os negócios cadastrados no Perfil da Empresa no Google. Assim que alguém atende o telefone, o Duplex explica que a ligação faz parte do processo de atualização do Google Maps, pedindo em seguida para confirmar os horários de abertura e fechamento.

O grande diferencial do Duplex é a naturalidade da conversa, tanto na fala quanto na compreensão das respostas, graças à tecnologia avançada de compreensão de linguagem natural (NLU, na sigla em inglês). Nesta fase de testes, o recurso está sendo usado no Brasil para atualizar os horários de funcionamento de lojas, restaurantes, escritórios, entre outros estabelecimentos. O Google tem feito cerca de 200 ligações por dia utilizando o Duplex. Nos últimos três meses, mais de 50 mil empresas brasileiras foram contatadas por meio desta tecnologia.

Compra de ingressos e consulta de local de votação

Além de automatizar ligações, o Duplex também está sendo testado para ajudar os brasileiros a realizar tarefas na internet. Nesse caso, o objetivo da nova tecnologia é trazer agilidade e simplicidade para processos que costumam consumir muito tempo ou podem parecer complexos para aqueles que não são tão familiarizados com o mundo digital. O recurso irá permitir que as pessoas comprem ingressos para sessões de cinema diretamente da Busca. Ao pesquisar por um filme em cartaz e, em seguida, clicar no horário da sessão desejada, aparece a opção de compra por meio do Assistente. Essa nova funcionalidade está sendo testada em parceria com a Ingresso.com.

“Concluir tarefas on-line às vezes pode ser difícil e demorado. A simples compra de um ingresso de cinema pode exigir que você navegue por mais de dez páginas da web e preencha vários formulários com detalhes pessoais e de pagamento. Com o Duplex na Web, essas ações se tornam muito mais fáceis e rápidas”, diz Marco Oliveira, head de parcerias do Google Assistente na América Latina.

Nos próximos meses, o recurso também vai ajudar as pessoas a consultarem o local de votação nas próximas eleições diretamente pela página da Busca. Por meio deste recurso, será possível contar com ajuda do Google Assistente, que irá guiar o passo a passo para encontrar o local de votação no site do TSE, auxiliando inclusive no preenchimento dos dados.

Continua após a publicidade

Recurso já é usado em mais dez países

O Duplex foi anunciado pelo Google pela primeira vez em 2018. Hoje, a tecnologia usada para realizar ligações está presente em 11 países (além do Brasil, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Japão, México e Nova Zelândia). Durante os períodos de lockdown da COVID-19, o Duplex foi bastante usado para atualizar com agilidade e em grande volume informações sobre os tipos de serviços e as formas de entrega que os estabelecimentos passariam a oferecer. O Duplex na Web, tecnologia usada para a compra de ingressos e a consulta dos locais de votação, atualmente está disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido, e está sendo testado na Índia e no Brasil.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.