Através de uma postagem em sua página no Medium, a psicoterapeuta britânica Nina Jane Patel, relatou um caso de assédio e estupro que sofreu no espaço de metaverso do Facebook.
Embora não tenha sido uma situação física, tudo o que ocorreu com Patel durante essa experiência traumática, remete a abusos que ocorrem em ambientes reais.
YouTuber passou 100 dias no metaverso e conta em vídeo como f...
Ryan Trahan demonstrou como pode ser a rotina de uma vida virtual
Realidade ou Ficção?
A psicoterapeuta inglesa tem 43 anos e realiza pesquisas dentro de metaversos - como são chamados os ambientes virtuais que operam através de realidade virtual - para empresa que é cofundadora, a Kabuni. O episódio em questão ocorreu enquanto ela pesquisava sobre o impacto fisiológico e psicológico da realidade virtual em crianças e adolescentes de 8 a 16 anos.
Em seu relato ela diz:
“Recentemente, compartilhei minha experiência de assédio sexual no Facebook/Meta’s Venues. Dentro de 60 segundos depois de entrar – eu fui assediada verbal e sexualmente – 4 avatares masculinos, com vozes masculinas, essencialmente, virtualmente estupraram meu avatar e tiraram fotos. Enquanto eu tentava fugir eles gritaram – ‘não finja que você não gostou’ Uma experiência horrível, que aconteceu tão rápido e antes que eu pudesse pensar em colocar a barreira de segurança no lugar. Eu congelei. Foi surreal. Foi um pesadelo.”
Nina havia criado um avatar parecido com ela: cabelos loiros, na altura do ombro, olhos claros e sardas no rosto. E tudo isso aconteceu logo após seus primeiros minutos dentro do ambiente virtual.
"Eles chegaram muito perto de mim, no início me assediando verbalmente. Depois, começaram a me assediar sexualmente, dizendo todos os tipos de insinuações sexuais possíveis. Então, apalparam e tocaram meu avatar de forma inadequada e passaram a me seguir. Eu dizia: 'parem, por favor, parem'. Mas eles continuaram", contou Nina, em entrevista ao UOL. "O que aconteceu comigo foi real."
Após relatar o que havia ocorrido, Nina recebeu comentários divididos: alguns de apoio, concordando que o episódio foi algo horrível; outros criticando-a, alegando que ela só quer atenção e que deveria ter agido de forma diferente. Ela descreve alguns desses comentários em sua página no Medium.
Em nota, a Meta, responsável pelo metaverso Horizon Venues em que Nina foi assediada declarou o seguinte:
"Lamentamos que isso tenha ocorrido, queremos que todos tenham uma experiência positiva no Horizon Venues, e que facilmente encontrem as ferramentas de segurança disponíveis para ajudá-los (ferramentas que também nos permitem investigar e agir). O Horizon Venues deve ser seguro e estamos comprometidos a construí-lo dessa forma. Continuaremos a realizar melhorias à medida que aprendemos mais sobre como as pessoas interagem nesses espaços, principalmente quando se trata em ajudar as pessoas a reportarem situações de forma fácil e confiável", diz a nota da empresa.
Como todo ambiente na internet, seja de realidade virtual ou não, questões de abusos, racismo, preconceito e várias outras transgressões e desrespeitos ocorrem de forma desenfreada. Com a ascensão do metaverso, regular e punir atitudes como essa se tornam cada vez mais importantes e de urgência, para evitar abusos futuros e não prejudicar psicologicamente os usuários ou mesmo criar levantes de ódios contra classes e raças.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Nina Jane Patel