Acabou! 15 de junho é o último dia de vida do Internet Explorer

Confira os próximos passos da desativação gradual do lendário navegador

Acabou! 15 de junho é o último dia de vida do Internet Explorer
Créditos: Internet Explorer / Divulgação

O Internet Explorer (IE) finalmente tem uma data para chegar ao fim: 15 de junho. Na próxima quarta-feira, a Microsoft encerrará o suporte definitivamente em algumas versões do seu sistema operacional. O software que marcou diversas gerações será substituído de uma vez por todas pelo modo legado no Microsoft Edge. No dia 16 de março, a megacorporação já tinha disponibilizado este pronunciamento:

“Conforme anunciado anteriormente, o futuro do Internet Explorer no Windows está no Microsoft Edge. O modo Internet Explorer (modo IE) fornece suporte a navegadores herdados no Microsoft Edge. Por causa disso, o aplicativo para desktop do Internet Explorer 11 (IE 11) será desativado, no dia 15 de junho de 2022, em certas versões do Windows 10.”

A sua jornada começou há 27 anos, em 1995. Em 2015, o Edge foi o primeiro passo em direção ao futuro que se consolidará amanhã; contudo, funcionaram simultaneamente por um tempo considerável. Lentamente, a nova investida recebia as melhorias e o empenho dos profissionais envolvidos, e o IE foi sendo abandonado ainda mais. Em agosto do ano passado, os serviços do Microsoft 365 passaram a não ser mais compatíveis com o browser.

(Créditos: Microsoft Edge)

Quem está utilizando o Windows 11 pôde observar que o Edge é o navegador padrão. Desta vez, a próxima etapa é aposentar o app em sistemas que executam SKUs de clientes Windows 10 IoT e Windows 10 com versão 20H2 ou superior. A alternativa clássica ainda estará disponível no Windows 7 ESU, Windows 8.1 e em versões Windows 10 LTSC e Server. Atualizações de segurança serão disponibilizadas até o fim da vida útil desses sistemas.

Para os ecossistemas afetados, a desativação acontecerá em duas partes. A primeira será um redirecionamento para a versão mais recente. Já na segunda, a desativação completa será definitiva por meio do Windows Update, e permanecerá apenas o modo legado no aplicativo atual, conforme mencionado acima. É válido ressaltar, porém, que será necessário manter o IE na sua máquina, mesmo desativado. O funcionamento do modo legado estará vinculado à presença da versão clássica na sua máquina.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: tecnoblog.net
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.