Superlua de morango: conheça o fenômeno que poderá ser observado no Brasil na noite de hoje

O evento estará visível a partir das 17h40 (horário de Brasília)

Superlua de morango: conheça o fenômeno que poderá ser observado no Brasil na noite de hoje
Créditos: Exemplo de Superlua / Jamie Hale / The Oregonian

Durante esta noite (14 de junho), teremos a chamada “Superlua de Morango”. Apesar do título diferenciado, o evento é uma Lua Cheia um pouco maior e mais brilhante. Alguns astrônomos acreditam que o termo é exagerado, pois a diferença pode ser observada com instrumentos específicos, como telescópios ou fotografias em alta resolução. Com relação ao nome, foi originado pelos nativos norte-americanos, que apelidaram a Lua cheia deste mês em uma referência ao fruto que amadurecia naquela região.

Quem tiver interesse, a partir das 17h40 (horário de Brasília), após o pôr do Sol, na direção leste, estará visível a noite inteira. A primeira hora é o melhor horário para acompanhar, porque variações de tonalidade podem acontecer. E quem não conseguir aproveitar durante o período noturno, terá a oportunidade de acompanhar no dia seguinte.

No dia 13 de julho, acontecerá a “Superlua dos Cervos” — outro nome originado de tradições do hemisfério norte, período que a galhada dessa espécie se regenera. Conforme publicado anteriormente, pelo Mundo Conectado, esta é a explicação do evento:

“Para o fenômeno da superlua ocorrer, a fase nova ou cheia do astro devem coincidir com o perigeu, como é chamado o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra. Durante esse período, o satélite fica a cerca de 363 mil quilômetros do nosso planeta.”

(Uma superlua registrada atrás da Torre de Horton, na Inglaterra / Créditos: Tom Ormerod / space.com)

 

Confira o restante do calendário astronômico até o fim deste mês:

Continua após a publicidade

Maior elongação ocidental de Mercúrio (16/06)

Este será o período que Mercúrio estará no ponto mais distante do Sol, ou como também é conhecido por alguns, em sua “maior elongação ocidental”. O resultado para os entusiastas é que o planeta está menos ofuscado pelo brilho que está normalmente exposto, e pode ser observado com mais facilidade. Porém, assim como é normal em fenômenos astronômicos, quem quiser aproveitar esta fase deverá estar em uma área sem poluição luminosa e consideravelmente aberta.

Solstício de junho (21/06)

Este é o dia mais curto do ano, comum no início do inverno no hemisfério sul. Já o hemisfério norte está entrando no verão, e em contraste ao sul, terá o dia mais logo de 2022. Este fenômeno acontece porque o Sol atinge a maior declinação em latitude em relação à linha do Equador, fazendo com que os raios solares atinjam um dos hemisférios da Terra, dando início às características já conhecidas do verão, com todas as suas vantagens e desvantagens.

Microlua (28/06)

Sendo o oposto da Superlua, esta fase acontece quando o satélite natural está no ponto mais distante do nosso planeta, também conhecido como “apogeu”. No dia 28, outra terça-feira, será possível observar os astros sem a interferência do brilho normal da Lua. É válido ressaltar, contudo, que estará na fase nova, período que está mais escondida para os entusiastas.

24/05/2021 às 15:38
Notícia

Eclipse lunar e superlua acontecem nesta quarta e podem ser o...

A chamada Lua das Flores será a maior superlua do ano poderá ser vista pelo Brasil se as condições do...

Ficou interessado em acompanhar? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria, e acompanhe as nossas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: uol.com.br Fonte: space.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.