Drone tem formato de pássaro e faz mesmos movimentos com as asas

RoBird é utilizado em aeroportos, fazendas e outros lugares para evitar acidentes com aves

Drone tem formato de pássaro e faz mesmos movimentos com as asas
Créditos: Divulgação/RoBird

O que é aquilo no céu? É um avião? Um drone? O super-homem? Um pássaro? Não, é o RoBird! Um drone que simula uma ave de rapina para afastar pássaros de lugares onde eles possam ser um risco, como aeroportos e fazendas. O RoBird, com seu visual de falcão e bater de asas, também ajuda que aves se afastem de lugares tóxicos ou perigosos para a vida selvagem. 

12/06/2022 às 15:00
Notícia

AT&T aluga drones para expandir sinal 5G em áreas encober...

Esta abordagem permitirá acesso à internet móvel mesmo durante desastres naturais

Drone RoBird é mais eficiente que outras medidas em aeroportos

O principal uso do RoBird é em aeroportos, onde o drone se mostrou mais eficiente que o uso de caixas de som potentes, canhões de ar (cujo som assusta os animais) e outras medidas usada para afastar as pássaros da região. Essas ações são necessárias para evitar colisões com aves durante pousos e decolagens, que são perigosíssimas para a segurança dos aviões. O som de um falcão até pode deixar um pássaro atento para evitar o local, mas um drone em formato de falcão e que bate as asas para voar espanta. Confira o vídeo do RoBird em ação.

RoBird do vídeo é fabricado no Canadá pela Aerium Analytics, empresa que adquiriu a licença de fabricação da The Drone Bird Company, da Holanda. Entre os clientes que usam o drone estão o Aeroporto Internacional de Edmonton (Canadá), Aeroporto Internacional de Dakota do Norte (Estado Unidos), fazendas e até mesma uma empresa de dragagem no Cazaquistão.

RoBird também tem papel ambiental

A primeira função do RoBird é bem clara: proteger indústrias. Seja uma companhia aérea ou a produção de fazendas. Entretanto, o drone falcão não apenas salva pássaros de um motor de avião como também protege a vida selvagem. Ele pode salvar aves migratórias de descansar em lagos onde são armazenados rejeitos de mineração. Esses lagos com compostos tóxicos podem envenenar os animais e também causar prejuízos em futuras gerações.

Em alguns países, como os Estados Unidos, essas lagoas de rejeitos precisam ser cuidadas e o descaso com a proteção da vida selvagem no lugar pode gerar multas às empresas. Segundo a fabricante do RoBird falcão, suas clientes mineradores registraram 75% de queda nas mortes de aves durante o uso do drone.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Drone Life
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.