DALL-E: ferramenta de IA que gera imagens é o sucesso do momento

Imagens podem ser criadas com descrições simples sem que o usuário entenda de programação ou edição de imagens

DALL-E: ferramenta de IA que gera imagens é o sucesso do momento
Créditos: DALL-E/Reprodução

A Inteligência Artificial Dall-E 2 é capaz de interpretar descrições simples como 'astronauta andando à cavalo na lua' ou 'urso polar tocando guitarra' e criar imagens incríveis sozinhas. Criado pela OpenAI a Dall-E é uma IA capaz de gerar imagens complexas com base nas descrições indicadas pelos usuários

Dall-E Mini está aberto ao público e você pode acessá-lo aqui

A ferramenta possui uma versão disponível para o público - chamada de DALL-E mini - e está ganhando popularidade na internet devido a quantidade absurda de memes que está criando. Apresentada durante abril, o DALL-E 2 (com pronúncia fazendo referência ao pintor Salvador Dalí) é a segunda versão da IA que cria imagens a partir de descrições de linguagem natural. Já é possível experimentar a ferramenta gratuitamente, mas ressaltamos que devido a grande quantidade de acessos, o site encontra-se com bastante instabilidade para gerar as imagens.

Apresentando grande capacidade para gerar imagens realistas, e também aberrações divertidíssimas, a IA pode, em tese, gerar qualquer imagem com base na sua descrição, sem que o usuário entenda de edição de imagens ou programação. A empresa recebeu apoio financeiro de Elon Musk durante sua criação e atualmente também conta com o apoio da Microsoft. A OpenAi afirma que está liberando o acesso aos poucos para 'garantir que a IA será utilizada corretamente

Muito das funções que geram imagens mais detalhadas ainda não foram liberadas ao público, por isso não estão disponíveis na versão de código aberto 'mini', criada por Boris Dayma. Ele afirma que a experiência do público também é importante para evoluir a plataforma. Abaixo você confere como a IA se saiu para criar uma representação do Exterminador do Futuro comendo uma pizza:

Como funciona a IA

Apesar dos memes, a IA mostra que possui um alto potencial para gerar imagens incríveis e trabalhos de arte nunca imaginados. Além disso, ela também é capaz de gerar variações de uma mesma imagem, como se criasse diversas fotografias um pouco diferentes, mantendo os detalhes da versão original.

De acordo com Yuri Malheiros, coordenador do ARIA, em entrevista à UOL informou que a IA é capaz de criar coisas novas. "Normalmente, estamos acostumados a usar IA para identificar e entender coisas. Aqui temos o que chamamos de IA generativa: ela cria coisas novas e não só entende o que já existe". 

Continua após a publicidade

Para criar a imagem o DALL-E 2 processa um volume imenso de dados (imagem e texto )e é treinado para identificar padrões. Depois ele utiliza um processo chamado de difusão que une todas as correlações para destacar partes em comum e criar uma nova imagem em alta resolução.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Dall-E Fonte: Bullfrag
User img

Luiz Schmidt

Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.