Na última quarta-feira, 8 de junho, Daniel Ek, CEO do Spotify, afirmou que a plataforma está investindo em audiobooks. Com o segmento de podcasts e, claro, músicas, esta iniciativa seria o “terceiro pilar” do seu modelo de negócios. A informação foi divulgada com executivos da empresa apresentando a ideia para os investidores. Ek complementa: “acreditamos que audiobooks, em suas diversas formas, serão uma grande oportunidade”.
E assim como fizemos com podcasts, vamos jogar para ganhar.
Para consolidar a investida, os responsáveis pela companhia pretendem adquirir a Findaway, plataforma que viabiliza a criação, distribuição e monetização de livros pelos seus autores. A aquisição está encaminhada; contudo, antes de ser concluída, será necessária a análise da divisão antitruste do Departamento de Justiça dos Estados Unidos (U.S. Department of Justice / DOJ).
Segundo Michele Cobb, diretora-executiva da Audio Publishers Association (APA), o investimento de uma plataforma já consolidada pode apresentar milhões de novos ouvintes ao formato. O potencial de expansão de mercado com a iniciativa é elevado. De acordo com um estudo divulgado pela APA no ano passado, o segmento de audiobooks cresceu 25% em 2021, alcançando a marca de US$ 1,6 bilhão — superando até mesmo, por pouco, o mercado de podcasts, que chegou a US$ 1,45 bilhão na América do Norte.
(Ilustração / Créditos: samma3a.com)
Porém, Cobb pondera os possíveis pontos negativos do investimento do ecossistema de streaming:
“Há esperanças de que isso aumente a receita para que todos recebam mais” (…) Mas nos preocupamos que os autores ganhem muito menos por livro, o que acabaria por diminuir as receitas.”
Acorda, Pedrinho: conheça a banda que está por trás da música...
A produção alcançou o primeiro lugar no Spotify Brasil
De toda forma, apesar das intenções estarem traçadas e os objetivos alinhados, resta aguardar para observarmos o desfecho desta situação, que ainda pode sofrer alterações consideráveis. Qual é a sua opinião sobre este tema? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: olhardigital.com.br