Quase metade dos brasileiros esquece uma senha 5 minutos após cadastrá-la

Confira algumas práticas de segurança compartilhadas por especialistas

Quase metade dos brasileiros esquece uma senha 5 minutos após cadastrá-la
Créditos: pixabay.com / pixelcreatures

Segundo levantamento criado pela parceria do C6 Bank com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), 48%, dos 2 mil entrevistados, confirmaram que esquecem a senha aproximadamente cinco minutos após cadastrarem. Este seria um dos motivos para a criação de códigos de segurança mais simples e fáceis de memorizar — fora que alguns ainda reutilizam a mesma combinação em lugares diferentes.

Dentro do estudo, 33% dos indivíduos afirmaram que criam senhas mais fáceis, mesmo sabendo que brechas de segurança serão criadas. Seguindo essa linha de raciocínio, 10% dessas pessoas escolhem, como a sua opção de segurança, termos simples. Isso resultou em 21% revelando que já tiveram suas redes sociais invadidas, e outros 15% relataram roubos de contas de e-mail utilizando a chave de acesso.

Ou seja, por meio desses dados é possível identificar que uma parcela dos brasileiros prefere abrir mão de segurança em aplicativos sensíveis ou mesmo contas privadas — preferindo a comodidade. Especialistas afirmam que o ideal seria criar uma palavra-passe forte, com oito caracteres que variam entre letras minúsculas e maiúsculas, caracteres especiais e números. — sempre evitando usar informações pessoais, principalmente data de nascimento, que é algo muito visado por invasores.

(Ilustração / Créditos: pixabay.com / geralt)

Em ambientes públicos, outra recomendação é dar preferência para a internet móvel, como 4G e 5G, em vez de usar uma conexão Wi-Fi aberta. José Luiz Santana, líder de cibersegurança do C6 Bank, conclui:

Use uma senha diferente para cada site ou serviço e evite reutilizar as mais importantes. Escolha combinações fortes, preferencialmente as alfanuméricas.

 

Continua após a publicidade

E você? Prefere ser cauteloso e usar senhas variadas e dentro das recomendações? Prefere outras opções de login, como algumas alternativas oferecidas pela Microsoft e o Google, com a possibilidade de autenticar o seu acesso utilizando smartphones e/ou dispositivos similares? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e nos acompanhe nas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: tudocelular.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.