AT&T aluga drones para expandir sinal 5G em áreas encobertas nos EUA

Esta abordagem permitirá acesso à internet móvel mesmo durante desastres naturais

AT&T aluga drones para expandir sinal 5G em áreas encobertas nos EUA
Créditos: Divulgação | AT&T

A AT&T, companhia norte-americana de telecomunicações, começou a testar o uso de drones para expandir a cobertura de serviços 5G durante períodos conturbados, como situações emergenciais em regiões remotas e durante desastres naturais. Essa investida foi chamada pela empresa de “Flying COW” (abreviação de Cell On Wings / “Célula Nas Asas”, porém é um trocadilho bem-humorado com o termo em inglês para “vaca voando”, algo que pode acontecer quando os animais são arrastados após a passagem de um furacão). Testes foram realizados em Missouri, nos Estados Unidos.

De acordo com a AT&T, esta é a primeira vez que drones disponibilizam a transmissão de sinais 5G, apesar de já ser possível conectá-los à rede de geração anterior. Ethan Hunt, gerente principal do programa de aeronaves não tripuladas da corporação, afirma:

“Tínhamos um sinal LTE fraco e intermitente no local do voo antes de lançarmos o 5G Flying COW. Voamos com o drone até cerca de 91 metros, ligamos o sinal e ele começou a transmitir uma forte cobertura 5G para aproximadamente 25 km²”.

Em um comunicado, a operadora conclui:

Isso significa que os clientes com um telefone 5G capaz na área poderiam passar de nenhum serviço para conexões sem fio super-rápidas em segundos. No futuro, isso pode ajudar os socorristas em uma missão de busca e resgate.

 

Anteriormente, a empresa já utilizava as “células voadoras” no padrão LTE para coberturas de grandes eventos e no suporte a desastres naturais. Atendimentos em áreas isoladas e/ou distantes de grandes antenas de transmissão também poderão ser beneficiadas no futuro. Sendo assim, a principal vantagem desta abordagem seria oferecer uma conexão de alta velocidade em cenários de perigo constante.

 

(Créditos: Flying Cow / AT&T / fiercewireless.com)

Continua após a publicidade

31/05/2022 às 11:30
Notícia

Navio autônomo militar chinês será também "pista de pous...

Inicialmente, o intuito da embarcação é concluir missões de pesquisa em alto-mar

Qual é a sua opinião sobre esta abordagem? Apesar de não ser novidade, acredita ser a melhor opção para situações turbulentas, como as descritas nesta matéria? Compartilhe o seu ponto de vista e nos acompanhe nas redes sociais!

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: teletime.com.br Fonte: fiercewireless.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.