Elon Musk: "Tesla planeja mudar toda a infraestrutura de energia do planeta"

Confira alguns aspectos de planos traçados pelo empresário entre 2006 e 2016

Elon Musk: "Tesla planeja mudar toda a infraestrutura de energia do planeta"
Créditos: Getty Images / inc.com

Elon Musk, um dos bilionários mais famosos do mundo e entusiasta de explorações espaciais, divulgou na última quarta-feira, 8 de junho, detalhes sobre a terceira parte do chamado “Tesla Master Plan” — programa decenal de metas da empresa. As duas primeiras etapas foram divulgadas em 2006 e 2016. Os detalhes foram veiculados pelo Electrek, site de notícias dedicado ao transporte elétrico e energia sustentável. Musk, ao ser questionado, foi objetivo: (na Tesla) planeja mudar toda a infraestrutura de energia do planeta. A seguir, o CEO explica:

“A terceira parte do Tesla Master Plan tem tudo a ver em alcançar uma escala muito grande (…) Temos que perguntar: qual é a tonelagem real (para mudar a infraestrutura energética)? Se trabalhamos para trás a partir de, digamos, cerca de 300 TWh de capacidade em veículos e estacionários (baterias), então é possível alcançar essa tonelagem do ponto de vista de mineração e refino, mas de forma sustentável. O Tesla Master Plan 3 é sobre isso: como você alcança escala suficiente para mudar toda a infraestrutura de energia terrestre.”

Nos últimos anos, a Tesla está expandindo parcerias com empresas especializadas em mineração. A intenção é garantir fornecimento de componentes a longo prazo, investida fundamental para assegurar a produção de baterias. Com a conclusão da fábrica “Giga Berlim”, na Alemanha, é viável inaugurar plantas de produção com agilidade. Com relação aos planos anteriores, quem tiver interesse pode acessar o documento (em inglês) por meio deste link. Trata-se do documento disponibilizado em agosto de 2006, marcando o início do “Master Plan”.

Entre os tópicos mencionados, quatro podem ser destacados:

  • Construir carros esportivos;
  • Usar aquele dinheiro para construir um carro acessível;
  • Usar aquele dinheiro para construir um carro ainda mais acessível;
  • Enquanto estiver providenciando as demandas acima, também fornecer opções de energia elétrica com emissão zero.

Já em 2016, na segunda tapa, Musk destacou a intenção de criar painéis solares e aprimorar as funcionalidades de direção autônoma. Algumas dessas ideias, em 2022, foram alcançadas, como a criação de carros elétricos esportivos — mesmo que ainda não sejam tão “acessíveis” quanto a ideia original sugere. Outros aspectos estão em pleno desenvolvimento, portanto, resta aguardar para observarmos se os planos sairão conforme almejado pelo empresário.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: olhardigital.com.br Fonte: tesla.com
User img

Guilherme Pinheiro

Formado em jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Fã de videogames desde os 6 anos de idade, sendo o seu hobby preferido desde então.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.