Rover marciano Perseverance "adota" pedra como pet

Pedra entrou na roda do jipe e está passeando pelo planeta

Rover marciano Perseverance "adota" pedra como pet
Créditos: Divulgação/NASA

É comprovado que ter um bichinho de estimação é muito bom para a saúde humana. A companhia e demonstração de afeta do pet aquece os nossos corações. E será que o mesmo pode ser dito para rovers marcianos? O jipe Perseverance está desde fevereiro com uma "pedra de estimação" acompanhando sua exploração interplanetária. 

09/06/2022 às 16:30
Notícia

NASA está formando nova equipe para investigar OVNIs

Objetivo final do estudo não é o que você...

Perseverance leva seu pet para passear

rover Perseverance "adotou" seu "pet" em fevereiro enquanto estudava o solo da cratera Jezero. A pedra entrou na roda do jipe marciano quando este explorava a formação rochosa chamada de Máaz. Pesquisadores do projeto acreditam que a formação foi criada por rios de lava que fluíram na região. 

"A pedra não está causando nenhum dano ao pneu, mas durante a sua jornada (balançante) ela está se segurando e faz aparições periódicas nas imagens da câmera", disse Eleni Ravanis, estudante da Universidade do Havaí e colaboradora da missão. Veja as imagens da pedra:


Créditos: Divulgação/NASA.

Ir aonde nenhuma pedra jamais esteve!

No total, a pedra de estimação do rover Perseverance percorreu 8,5 quilômetros. Ela está na roda do jipe desde o dia 4 de fevereiro e ficará um bom tempo dada a sua posição (bem próxima do "aro") e a velocidade que o rover possui. Segundo Ravanis, quando o Perseverance começar a sua jornada por um trecho de subida na cratera Jezero as chances da pedra pet caírem aumentam.

A estudante ainda relata que esse ponto em que a pedra pode cair tem um formação totalmente diferente de onde ela foi "adotada". Assim, os primeiros humanos explorarem Marte terão uma surpresa geológica ao encontrar uma pedra de origem vulcânica em uma região que um dia foi o delta de um rio marciano. Sem saber, estarão na verdade com um pet diferente que esperará o tempo que for pelo seu dono. Assim como o Seymour.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.