Google Cloud bate recorde calculando 100 trilhões de dígitos do Pi

E você aí ainda sofrendo com matemática básica

Google Cloud bate recorde calculando 100 trilhões de dígitos do Pi
Créditos: Divulgação/Google

Google anunciou uma nova quebra de recorde mundial no cálculo dos dígitos do Pi, a constante matemática mais famosa do colégio e quiçá do mundo. O número irracional agora tem um total de 100 trilhões de dígitos calculados. Com esse novo recorde, o Google bateu a sua própria marca de "apenas" 34 trilhões de números do Pi. 

09/06/2022 às 11:45
Notícia

Especificações vazadas do Snapdragon 8 Gen 2 sugerem núcleos ...

Chipset poderá contar com uma configuração de 1+2+2+3 núcleos

Pi com 3,14 ainda é o bastante para meros mortais

Além de dizer que conseguiu calcular todos esses 100 trilhões de dígitos do Pi, a conquista do Google é uma enorme jogada de publicidade para mostrar a capacidade computacional do seu serviço Google Cloud. Foi informado que a empresa de Mountain View utilizou uma única máquina com 128 vCPUs e 864 GB de RAM (insira a piada com Google Chrome aqui) rodando Debian Linux para realizar o cálculo. O equipamento precisou de 157 dias, 23 horas, 31 minutos e 7,651 segundos para entregar os 100 trilhões de dígitos — quase o mesmo tempo que eu levei para entender a matéria de círculo e circunferência no colégio. 

Mesmo mostrando um grande desempenho computacional, ninguém utilizará os 100 trilhões de dígitos do Pi para um cálculo. A NASA utiliza 3,141592653589793 (Pi com 15 dígitos) para realizar seus cálculos interplanetários e tudo funciona perfeitamente bem. Se você está no colégio, faculdade ou seu trabalho envolve cálculos, pode continuar usando 3,14 ou 3,14 e mais uns dígitos nas fórmulas "C igual a dois Pierres" e A = Pi . r². 

Ouça o som do Pi

Dos 663 TB disponíveis na máquina usada pelo Google, 515 TB foram usados para armazenamento. No fim, todos os dados geraram 82 PB de dados. Você pode conferir os 100 trilhões de dígitos (se você for imortal e tiver tempo livre) no Pi Delivery. Ou ouvir o Pi em notas de piano no mesmo site. O Pi Delivery também permite que você baixe o Pi e seus 100 trilhões de dígitos (é necessário 82 TB de espaço livre). O site também possui outras ferramentas para entender o Pi e encontrar os números que estão em posições específicas após a vírgula.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware
User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.