Microsoft quer SSD como item obrigatório para PCs até 2023

Obrigatoriedade será para máquinas pré-montadas e analistas afirmam que isso pode causar problemas

Microsoft quer SSD como item obrigatório para PCs até 2023
Créditos: Divulgação Microsoft

A Microsoft está supostamente pressionando os fabricantes de computadores pré-montados a substituir os HDDs por SSDs em futuros PCs com Windows 11. Segundo informações publicadas pelo Trendfocus, algumas OEMs relataram que a gigante de Redmond deu um prazo até 2023 para a realização dessa transição.

09/06/2022 às 08:00
Notícia

Microsoft: brasileiro Alex Kipman deixa a empresa após acusaç...

Na empresa, Alex Kipman foi responsável pelos projetos do Kinect e do HoloLens

O Solid State Drive (SSD) traz uma grande melhoria de desempenho do sistema em relação a tecnologia Hard Disk Drive (HDD), melhorando significativamente a experiência do usuário. Por causa disso a desenvolvedora do Windows quer forçar essa mudança nas fabricantes de computadores, mesmo elas não gostando da ideia.

Atualmente a lista de requisitos de hardware do Windows 11 ainda afirma que é necessário que o usuário tenha apenas um 'dispositivo de armazenamento de 64 GB ou maior' para realizar o upgrade para o novo sistema. Entretanto, alguns dos recursos do novo SO podem não funcionar em um computador sem SSD, o que é outro motivo para a pressão da Microsoft sobre as OEMs.


Créditos: Reprodução / Mateus Lecchi

Atualmente a fabricante afirma que dois recursos do sistema exigem um SSD, sendo eles o Windows Subsystem for Android, que é a possibilidade de usar apps mobiles no PC, e o DirectStorage, que é uma tecnologia de nova geração para jogos. Não está claro se a Microsoft planeja ou não alterar as especificações mínimas para PCs com Windows 11 após a transição de 2023 para SSDs para sistemas pré-construídos.

Obrigatoriedade pode aumentar o preço dos PCs

Em seu relatório, o vice-presidente da Trendfocus, John Chen, afirmou que a substituição de um HD de 1TB requer a redução para um SSD de 256 GB de baixo custo, que os OEMs não consideram capacidade suficiente para a maioria dos usuários. Por outro lado, aumentar para um SSD de 512 GB 'quebraria o orçamento' para máquinas de baixo custo.

Modelo Preço R$ (09/06/2022) R$/GB (1TB = 1000GB)
SSD Samsung 970 EVO Plus 1TB 1019,00 1,02
SSD 1TB Crucial Sata 3 2.5" Bx500 579,00 0,58
HD Seagate Barracuda 1TB 265 0,27

Como você pode ver na tabela acima, embora o preço do SSD tenha caído de preço nos últimos anos, você ainda pagará muito menos por gigabyte de armazenamento HD do que com um SSD.

Inicialmente os planos para a transição de armazenamento desses computadores pré-montados era neste ano, mas foi adiado e agora Chen afirma que os “OEMs estão tentando negociar algum nível de cronograma (transição de mercado emergente em 2024 ou transição de desktop em 2024), mas as coisas ainda estão em andamento."

Continua após a publicidade

06/06/2022 às 19:00
Notícia

Samsung anuncia lançamento global dos monitores Samsung Odyss...

Modelo Neo G8 é o mais sofisticado dos lançamentos e terá resolução 4K taxa de atualização de 240 Hz

Não está claro quais medidas, se houver, a Microsoft tomaria com os OEMs se eles não cumprirem seus desejos, e a empresa decidiu não comentar o assunto. A Trendfocus diz que a mudança terá implicações para a demanda de HDD no próximo ano. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Adrenaline, Tom's Hardware, Trendfocus
User img

Willian Ferreira

Willian Ferreira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2019 e começou a estudar Sistemas na Estácio. Desde criança é um aficionado por games, essa paixão acabou despertando o interesse na área de tecnologia. Joga de tudo um pouco, mas tem uma preferencia para jogos de ação, FPS e Fable.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.