Telescópio Espacial James Webb foi atingido por meteorito

NASA revelou impacto nesta quarta; espelho do JWST não sofreu avarias

Telescópio Espacial James Webb foi atingido por meteorito
Créditos: Divulgação/Northrop Grumman

NASA divulgou nesta quarta-feira, dia 8 de junho, que um do espelhos do Telescópio Espacial James Webb foi atingido por alguns micrometeoritos. O impacto mais recente — e grave — aconteceu entre 23 e 25 de maio. Felizmente, o telescópio continua funcionamento muitíssimo bem e não sofrerá problemas na captura de imagens.

04/06/2022 às 12:06

NASA bate recorde de voo com helicóptero Ingenuity em Marte

O voo durou cerca de 3 minutos, e percorreu o equivalente a 704 metros

"Se pega no olho, menino!"

Micrometeoritos são os menores meteoros que você pode imaginar. Eles medem o mesmo que um grão de areia e viajam muito mais rápido que um carro de fórmula. MUITO MAIS RÁPIDO. Se cair na areia já te deixa ralado, imagine um grãozinho te acertando a uma velocidade na casa dos milhares de quilômetros por hora. Felizmente, o JWST é feito para aguentar esses impactos por um bom tempo. Mas o choque com os micrometeoritos vão reduzir o seu desempenho com o passar dos anos — e isso já é esperado.

NASA revelou que os cinco impactos sofridos até agora não reduziram a capacidade operacional do James Webb (que lembre-se: custou US$ 10 bilhões). O micrometeorito que causou o impacto mais grave afetou o segmento C3 (veja abaixo) do espelho principal e "furou" as previsões da equipe sobre o tempo de degradação do instrumento. Ainda assim, é um sustinho. JWST continuará sua operação por muitos anos. Ele foi projetado com uma margem alta de desempenho para garantir uma missão duradoura.

James Webb: anos de produção até o lançamento

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

30/05/2022 às 12:00

Reservas de água na Lua? Vulcões antigos podem fornecer o pre...

O estudo foi publicado em maio no The Planetary Science Journal

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

Fonte: Space

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.