Qualcomm terá chips melhores que o M2, diz CEO

Empresa possui ex-engenheiros da Apple em seu quadro

Qualcomm terá chips melhores que o M2, diz CEO
Créditos: Divulgação/Qualcomm

CEO da Qualcomm, o brasileiro Cristiano Amon, declarou para a Reuters que a empresa será capaz de produzir chips com desempenho superior aos Apple Silicon M2. Segundo Amon, um ponto crucial para essa vitória sobre a concorrente são os funcionários da Apple que agora trabalham na Qualcomm. Anunciados na segunda-feira, o SoC M2 é segunda geração dos processadores da empresa de Cupertino. 

08/06/2022 às 11:40
Notícia

Smartphone Nothing phone(1) será lançado dia 12 de julho

Nothing usará SoC Snapdragon e chassi transparente em seus celulares

Qualcomm comprou empresa de ex-engenheiros da Apple

O ás na manga da Qualcomm se chama Nuvia. Essa empresa, uma fabricante de chips, foi fundada em 2019 por ex-engenheiros da Apple que trabalharam na divisão de chips em Cupertino. Gerald Williams, um dos fundadores, liderava a divisão responsável pela série de SoCs A, utilizados nos iPhones. Não levando a ameaça da Nuvia a sério, a Apple acreditava que o objetivo da nova fabricante era ser comprada pela gigante tech, fazendo com que a Apple "pagasse" para ter de volta sua tecnologia. A Qualcomm levou a Nuvia a sério.

Em 2019, a Nuvia foi comprada por 1,4 bilhão de dólares pela Qualcomm, levando o conhecimento dos chips A Bionic e M1 para principal rival da Apple no segmento mobile. Mas Amon confia que a empresa que ele lidera é capaz de bater a Gigante de Cupertino até no mercado de computadores. "Nós miramos em ter um desempenho de liderança em CPUs para PC, ponto", disse o brasileiro. Ele disse que agradece a Apple pelo papel no desenvolvimento de chips baseados na arquitetura Arm, além de lembrar que a Microsoft também segue o desenvolvimento para esta arquitetura. 

Apple Silicon M2: eficiência em deixar a Intel para trás

Dois anos após o nascimento do Apple Silicon, a fabricante finalmente entregou a segunda geração dos seus chips. Segundo a Apple, o novo SoC M2 é 18% mais rápido que o seu antecessor M1 em processamento e tem um desempenho de GPU 35% maior que o da geração anterior. O CPU tem oito núcleos (quatro de eficiência e quatro de desempenho) e a parte gráfica possui dez núcleos. 

chip M2 chega a 24 GB de RAM e 100 GB/s de largura da memória, 50% a mais que a primeira geração de chips. O processo de fabricação do M2 é o de 5 nm. A Apple afirma que o chip entrega o desempenho de um notebook high end com um baixo consumo de energia. Os gráficos mostrados pela empresa apresentam que o M2 atingiu 90% do desempenho de um Intel Core i7 de 12ª geração (i7-1255U de 16 GB de memória) consumindo um quinto de energia. 


Créditos: Divulgação/Apple.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.