O CEO da Qualcomm, o brasileiro Cristiano Amon, declarou para a Reuters que a empresa será capaz de produzir chips com desempenho superior aos Apple Silicon M2. Segundo Amon, um ponto crucial para essa vitória sobre a concorrente são os funcionários da Apple que agora trabalham na Qualcomm. Anunciados na segunda-feira, o SoC M2 é segunda geração dos processadores da empresa de Cupertino.
Smartphone Nothing phone(1) será lançado dia 12 de julho
Nothing usará SoC Snapdragon e chassi transparente em seus celulares
Qualcomm comprou empresa de ex-engenheiros da Apple
O ás na manga da Qualcomm se chama Nuvia. Essa empresa, uma fabricante de chips, foi fundada em 2019 por ex-engenheiros da Apple que trabalharam na divisão de chips em Cupertino. Gerald Williams, um dos fundadores, liderava a divisão responsável pela série de SoCs A, utilizados nos iPhones. Não levando a ameaça da Nuvia a sério, a Apple acreditava que o objetivo da nova fabricante era ser comprada pela gigante tech, fazendo com que a Apple "pagasse" para ter de volta sua tecnologia. A Qualcomm levou a Nuvia a sério.
Em 2019, a Nuvia foi comprada por 1,4 bilhão de dólares pela Qualcomm, levando o conhecimento dos chips A Bionic e M1 para principal rival da Apple no segmento mobile. Mas Amon confia que a empresa que ele lidera é capaz de bater a Gigante de Cupertino até no mercado de computadores. "Nós miramos em ter um desempenho de liderança em CPUs para PC, ponto", disse o brasileiro. Ele disse que agradece a Apple pelo papel no desenvolvimento de chips baseados na arquitetura Arm, além de lembrar que a Microsoft também segue o desenvolvimento para esta arquitetura.
Apple Silicon M2: eficiência em deixar a Intel para trás
Dois anos após o nascimento do Apple Silicon, a fabricante finalmente entregou a segunda geração dos seus chips. Segundo a Apple, o novo SoC M2 é 18% mais rápido que o seu antecessor M1 em processamento e tem um desempenho de GPU 35% maior que o da geração anterior. O CPU tem oito núcleos (quatro de eficiência e quatro de desempenho) e a parte gráfica possui dez núcleos.
O chip M2 chega a 24 GB de RAM e 100 GB/s de largura da memória, 50% a mais que a primeira geração de chips. O processo de fabricação do M2 é o de 5 nm. A Apple afirma que o chip entrega o desempenho de um notebook high end com um baixo consumo de energia. Os gráficos mostrados pela empresa apresentam que o M2 atingiu 90% do desempenho de um Intel Core i7 de 12ª geração (i7-1255U de 16 GB de memória) consumindo um quinto de energia.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.