Android 13: desenvolvimento está dois meses adiantado

Google aplicará últimas correções antes de lançamento oficial

Android 13: desenvolvimento está dois meses adiantado
Créditos: Divulgação/Google

Google lançou a terceira fase do beta do Android 13 nesta quarta-feira. Esta nova etapa da próxima grande atualização do Android traz a estabilidade do sistema operacional, o que significa, segundo o Google, que o Android 13 chegou nas etapas finais das APIs externas e internas, funcionamento de apps e APIs do kit de desenvolvimento. Apesar de estar dois meses adiantado no cronograma, o novo SO só será lançado em setembro. 

20/05/2022 às 18:30
Notícia

Android 11 é a versão mais usada do sistema operacional

Dados são referente ao ano de 2022

Android 13: tempo de sobra para últimos ajustes

Com a plataforma estável, o Google pede que que os desenvolvedores testem a compatibilidade final de aplicativos e publiquem as versões de Android 13 para garantir que as atualizações estão prontas antes do lançamento oficial do novo sistema operacional. Em casos de falhas ou qualquer outro problema, os desenvolvedores têm tempo para aplicar as correções necessárias.

Além do Android 13 para smartphones, o Google também pediu que os desenvolvedores testem seus produtos em formatos para telas maiores e tablets. Para realizar esses testes, os profissionais precisam utilizar o emulador de Android do Android Studio. No momento, somente os smartphones Pixel receberam o Beta 3 do Android 13.

Novidades introduzidas no Beta do Android 13

O campo de busca da Biblioteca de Aplicativos foi modificado para usar o sistema de busca do aplicativo do Google. Ao pesquisar um aplicativo na Biblioteca, o sistema mostrará primeiro buscas na internet. 

O widget do Media Player do Android agora mostra linhas curvas na barra de tempo de reprodução. Ao invés de seguir horizontalmente, a barrinha "balança" pelo widget. Veja:

Continua após a publicidade

Na prévia para desenvolvedores, o Google batizou o modo de suspender as notificações de "Modo Prioritário". Agora, para o Beta 1, ele volta a se chamar "Não Pertube".

No beta do Android 13, ao copiar um conteúdo, aparece um ícone de prancheta no canto inferior esquerdo para o usuário criar uma nota mais rapidamente.

Android 13 — o que esperar na versão definitiva

Segundo o Esper, via XDA-Developers, a próxima atualização do novo sistema operacional permitirá que os desenvolvedores limitem qualquer tipo de conexão. Atualmente a décima terceira versão do OS, que está sendo testada por devs, ainda não recebeu o recurso, mas o Android Open Source Project (AOSP) já está indicando que os usuários poderão definir a velocidade da rede durante os testes.

O novo gerenciador de tarefas do sistema operacional Android 13 se chamará FGS (Foreground Services - Serviços em Primeiro Plano, em tradução literal). O gerenciador mostra uma lista de aplicativos rodando no smartphone, permitindo o encerramento direto do app. Será possível acessar a lista de apps, basta deslizar com o dedo o menu de notificações e tocar no novo ícone de configurações (engrenagem). Além disso, o botão Force Stop (Forçar Parada), permite o encerramento completo e automático de todas as funções do aplicativo, incluindo alarmes e notificações.

Android 13 também permitirá que o usuário utilize duas operadoras de telefonia diferentes em um único eSIM. Os chips eSIMs, e os novos iSIMs, funcionam substituindo as entradas SIMs dos celulares, funcionando de forma digital. Entretanto, esses chips possuem a limitação de uma rede cadastrada por vez, algo que será resolvido graças a funcionalidade Multiple Enabled Profiles (MEP) que está sendo desenvolvida pela Google. 

novo SO do Google também trará a função de ajustar o brilho da lanterna do smartphone. Os códigos de API para isso são os getTorchStrengthLevelturnOnTorchWithStrengthLevel. O primeiro apresentará a intensidade da iluminação de LED, enquanto o segundo ajusta o nível da intensidade. O mínimo mostrado é "1" e o seu máximo, como esperado, será definido com base no hardware do smartphone.

O site Esper, que minera códigos de sistemas e aplicativos, encontrou uma funcionalidade com o nome "setGameState" nas "entranhas" dos códigos do Android 13. Essa função será responsável por deixar jogos ainda mais otimizados no sistema operacional. Essa novidade só estará disponível para os smartphones lançados de fábrica com o Android 13. Dispositivos que serão atualizados a partir do Android 12 ou anterior continuarão com as otimizações "datadas" — que ainda são úteis.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.