Uma pesquisa recente mostrou resultados impressionantes relacionados ao nosso país. Segundo o levantamento do V.Trends, três em cada cinco brasileiros têm lixo eletrônico guardado em casa, representando o equivalente a 61% dos entrevistados.
Novo som automotivo da Multilaser transforma o celular em uma...
Evolve Connect funciona através do aplicativo SmartLink, disponível em Android e iOS
Entre os principais motivos do acumulo desses dispositivos encontra-se a falta de pontos de coleta especializados por perto (61%) e a ausência de informação de como descartar estes resíduos da maneira correta (44%).
Vale destacar que o Brasil é um dos países que mais produz lixo eletrônico no mundo, tendo um grande acumulo de produtos, como baterias, pilhas, fones de ouvido, carregadores e smartphones, que podem poluir o meio ambiente quando não descartados corretamente.
Entre os usuários que realizam os descartes de maneira correta, 86% revelaram que sempre procuram separar os resíduos dos recicláveis. 64% dizem que fazem o depósito em pontos de coleta especializados.
Enquanto isso, 16% dos entrevistados afirmaram que costumam seu lixo eletrônico no lixo comum e 19% disseram que costumam misturar os lixos eletrônicos com os recicláveis.
A pesquisa ainda mostrou que os filhos possuem hábitos mais sustentáveis, quando comparado aos pais. Aproximadamente 77% revelaram que separam o lixo eletrônico corretamente. Entre os adultos (pais e mães), cerca de 62% afirmaram que sempre ou quase sempre descartam seu lixo em pontos de coleta seletiva.
Estímulo ao descarte de lixo eletrônico
Estimulando o descarte correto de lixos eletrônicos, a Vivo, que participou do levantamento, costuma realizar campanhas em lojas físicas e virtuais. Marina Daineze, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, revela: "Como líderes de mercado, escolhemos usar a força da marca para dar luz e engajar as pessoas em temas relevantes, como a questão do lixo eletrônico. Por meio das nossas campanhas, buscamos orientar e inspirar as pessoas a adotarem esta pequena atitude que contribui muito para a sustentabilidade."
De acordo com Daineze, no ano passado, a empresa coletou cerca de 9,2 toneladas de dispositivos eletrônicos destinados à reciclagem, representando um crescimento de 21% em comparação ao ano de 2020.
Como reciclar corretamente
Para reciclar os produtos eletrônicos com o programa da Vivo, os usuários devem se atentar com algumas informações. Os consumidores devem ir a uma loja da Vivo para entregar seus materiais, assim, os componentes são enviado à uma empresa parceira que realizará todo o processo de triagem e separação do material, respeitando cada tipo de dispositivo e dando o melhor destino para ele.
A empresa recomenda principalmente que os usuários não perfurem as baterias de celulares, pois isso pode liberar toxinas nocivas para as pessoas e para o ambiente. Em caso de modens e decoders de TV por exemplo, os produtos passam por uma avaliação para ver se possuem opções de reparo, se não, o dispositivo é desmontado completamente e enviado para a reciclagem.
No caso de celulares, é recomendado que o proprietário desative o SIMCARD e remova todas as informações pessoais salvas no aparelho.
Saiba mais sobre a campanha clicando aqui.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: Vivo