A ideia e futura implementação de drones patrulhas que utilizam armas de choque e que seriam usados em escolas estadunidenses foi cancelada - pelo menos por enquanto.
Rick Smith, CEO e fundador da Axon, realizou o anúncio como uma “pausa nos trabalhos”, após nove dos doze membros do Conselho de Ética da Axon renunciaram em protesto por conta do projeto.
O projeto de drones Tesar foi revelado na semana passada por Smith e o objetivo era utilizá-los para patrulhas em escolas e locais públicos e espera-se que com sua atuação, incidentes como tiroteios em massa poderiam ser evitados.
NASA desenvolve sistema para drones e táxis aéreos tomarem de...
Sistema DRF busca criar o futuro da mobilidade urbana aérea
“Hoje, a única resposta viável a um atirador em massa é outra pessoa com uma arma”, disse Smith. “Após esses eventos, ficamos presos em debates infrutíferos. Precisamos de soluções novas e melhores. Por esse motivo, optamos por engajar publicamente as comunidades e partes interessadas, e desenvolver um sistema de drone não letal operado remotamente que acreditamos ser uma opção mais eficaz, imediata, humana e ética para proteger pessoas inocentes”.
Uma reação pública negativa imediata à proposta de Smith ocorreu. Também foi revelado que o conselho de ética da Axon já havia vetado a proposta a semanas atrás, após deliberar sobre o assunto durante o último ano.
Houve um comunicado da Axon à imprensa detalhando como os drones Taser poderiam funcionar, e com isso o conselho foi forçado a divulgar uma declaração independente e sem restrições, distanciando-se do projeto. Esse comunicado não levou em consideração as preocupações do conselho quanto ao projeto. Além disso, a Axion queria tornar a tecnologia amplamente acessível sem nem considerar o impacto que isso teria em regiões periféricas ou comunidades negras. Esse negligenciamento por parte da empresa fez com que a esses noves membros do conselho se afastasse, segundo declaração dada por Wael Abd-Almageed, um dos membros do conselho, à Reuters.
Logo depois disso, Smith anunciou que o projeto de drones Taser seria interrompido:
“Tornar o mundo um lugar mais seguro é uma grande tarefa, e há questões complicadas que precisamos resolver. É lamentável que alguns membros do painel consultivo de ética da Axon tenham optado por se retirar, não querendo se envolver diretamente nessas questões antes de ouvirmos ou termos a chance de abordar suas questões técnicas. Respeitamos a escolha deles e continuaremos a buscar diversas perspectivas para desafiar nosso pensamento e ajudar a orientar outras opções de tecnologia que devemos considerar.”
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: tweaktown