Fenômeno raro no céu: 5 planetas estarão alinhados em junho

Alinhamento entre os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderá ser visto com mais clareza no dia 24

Fenômeno raro no céu: 5 planetas estarão alinhados em junho
Créditos: Manvendra Singh/Pixabay

Um fenômeno raro está acontecendo no céu desde a última sexta-feira (3). Visível em várias partes do mundo, um alinhamento de 5 planetas do Sistema Solar acontecerá durante todo o mês de junho. Assim, segundo a Sky and Telescope, o "desfile planetário" abrange os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, nessa mesma ordem. 

03/06/2022 às 16:30
Notícia

Esta ilusão de ótica vai fazer você ter a sensação de cair em...

Pesquisadores também mostraram a ilusão de brilho Asahi

Vale destacar que ver 2 ou 3 planetas próximos, fenômeno conhecido como conjunção, é até comum, mas ver cinco é um pouco mais difícil. A última vez que os 5 planetas foram colocados a olho nu no horizonte em sequência foi há quase 18 anos, mais precisamente em dezembro de 2004. Mas este ano, a distância entre Mercúrio e Saturno será muito menor do que da última oportunidade.

De acordo com as informações, os planetas estão se aproximando um pouco mais a cada dia, onde logo no início do mês (3 e 4 de junho), essa aproximação e o começo do alinhamento já pôde ser visto no céu.

Nesse "desfile planetário", o dia 24 de junho será o melhor para quem quiser visualizar o alinhamento de maneira clara, já que a lua crescente também estará alinhada e brilhando entre os planetas Vênus e Marte.

Os especialistas da Sky and Telescope ainda afirmaram que Mercúrio será mais difícil de detectar, dessa forma, quem quiser observar o raro fenômeno de forma mais clara, e visualizar o planeta mais próximo do Sol deverá utilizar um binóculos, localizando-o no horizonte leste.

Na madrugada de 24 de junho, a Lua crescente se junta à formação planetária (Imagem: Reprodução/skyandtelescope.org)

De acordo com os pesquisadores, no dia 24 deste mês "a programação planetária desta manhã é ainda mais atraente. Para começar, Mercúrio será muito mais fácil de ser visto, tornando o desfile dos cinco planetas muito mais acessível. E você terá cerca de uma hora para apreciar a vista, desde quando Mercúrio aparece acima do horizonte até quando o Sol nascente o lava do céu." 

"Mas o verdadeiro bônus é a Lua crescente minguante posicionada entre Vênus e Marte, servindo como uma representante da Terra. Nessa época do mês, os planetas estão espalhados pelo céu – a distância entre Mercúrio e Saturno será de 107°. concluem os pesquisadores.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: BGR Fonte: Sky and Telescope
User img

André Lindsay

Natural de São Paulo, André é um publicitário formado em 2020 que atualmente trabalha como redator nos sites Adrenaline e Mundo Conectado. Além da paixão pela escrita e pelo mundo da tecnologia, um dos seus sonhos é se tornar dublador.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.