União Europeia torna obrigatório padrão USB-C para smartphones

Medida passa a valer a partir de 2024; Apple já testa mudanças

União Europeia torna obrigatório padrão USB-C para smartphones
Créditos: Lucian Alexe no Unsplash

União Europeia (UE) aprovou a adoção do cabo USB-C como padrão para carregadores de smartphones em todos os países integrantes do bloco. O assunto foi debatido por uma década e finalmente chegou a uma conclusão. Com a aprovação do USB-C para celulares, a Apple será obrigada a alterar seus conectores para o mercado da UE.

04/05/2022 às 14:45
Notícia

Você pagaria? Apple começa a vender cabo Thunderbolt 4 de R$ ...

Cabo mede 3m e tem como público alvo usuários profissionais

USB-C em todos os smartphones a partir de 2024

Como esperado de uma decisão tão importante para as fabricantes de smartphones, haverá um prazo máximo para a padronização do cabo USB-C como conector padrão para carregadores de celulares. A partir de 2024, todos os smartphones vendidos nos países integrantes da União Europeia (composta por 27 nações até 2022) terão que possuir a entrada para cabo USB-C

O motivo para a UE adotar um cabo padrão para smartphones é a experiência do consumidor. Com um único tipo de conector, ele não precisará comprar um carregador diferente — ainda mais que as fabricantes estão parando de vendê-los junto dos celulares — sempre que mudar de aparelho. Tablets, e-readers, earbuds, câmeras, headphones, vídeo games portáteis (como o Switch e Steam Deck) e alto-falantes portáteis também terão que adotar o cabo USB-C como padrão. A medida impactará mais os iPhones que outros dispositivos.

Apple adotará USB-C no iPhone 15


Créditos: Divulgação Apple

Segundo o analista Ming-Chi Kuo, que é famoso por cobrir a Apple, a fabricante lançará o iPhone 15 com uma entrada USB-C. Como apontado pelo Phone Arena, Kuo não especificou se essa mudança deverá acontecer em todos os aparelhos da série iPhone 15 ou se todos os aparelhos globais virão com essa mudança. O portal acredita que essa novidade não seja para trazer benefícios para os usuários, mas sim para estar de acordo com essa nova legislação da União Europeia.

Muito possivelmente, essa versão “adaptada” do smartphone pode ser lançada apenas em solo europeu. Supostamente a gigante de Cupertino atualizou a entrada Lightning para o iPhone 14, com ela possuindo suporte para as velocidades do padrão USB 3.0. Mark Gurman, da Bloomberg, divulgou que a Apple já esta testando o novo conector em seus iPhones. O iPad já utiliza a entrada USB-C.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

User img

Felipe Freitas

Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia e adora jogos com histórias bem feitas. Não perde a chance de fazer uma Jojo Pose.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.